Os servidores da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, sob coordenação do secretário Rogério Menezes, participaram no 2 de fevereiro, de uma reunião para consolidação do planejamento das atividades da Secretaria para o biênio 2015-2016. O encontro aconteceu no Centro de Conhecimento da Água, no Parque das Águas, no Parque Jambeiro.

 34c00229ba9e770f569691d97b34d058

Na reunião foram priorizados para o ano de 2015 cerca de 60 projetos divididos em grupos temáticos, com interface no IMG – Indicadores de Metas do Governo Jonas Donizette, com destaque aos planos municipais de Recursos Hídricos, o de Educação Ambiental e o do Verde, todos com previsão de conclusão até o final deste ano.

 Outros projetos de destaque são o aperfeiçoamento dos processos de aprovação de empreendimentos, conduzidos pela Consultoria Falconi, bem como a parceria da SVDS com a PUC- Campinas (que irá viabilizar, entre outras ações, projetos executivos de parques lineares para o município).

Além disso, diversas ações são financiadas pelo Fundo Municipal de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente – PROAMB (entre elas a contratação dos planos de manejo de 4 Unidades de Conservação municipais e a contratação do plano de remediação da área contaminada do bairro Mansões Santo Antônio).

 Foram definidas também, metas e indicadores para os principais processos de trabalho da Secretaria, com o objetivo de alcançar padrões mais elevados de desempenho e qualidade. Entre elas estão, o plantio de 75 mil mudas de árvores nativas regionais no município até o final do ano e o cadastramento anual de 25% da população canina estimada para os próximos 4 anos.

 O processo de planejamento da Secretaria manteve a preocupação da participação democrática do processo, onde todos os servidores foram envolvidos em algum grau com o planejamento.

Segundo Rogério Menezes, “nesse ano houve um investimento adicional com o aspecto metodológico do processo de planejamento e gestão (PDCA), que envolveu capacitação básica sobre os instrumentos de planejamento e gestão bem como o desenvolvimento de ferramentas mais robustas para o acompanhamento dos projetos”, afirmou o secretário.