Com o tema “Sustente a vida, preserve a água”, a Prefeitura de Campinas realiza, de 30 de maio a 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente – Semeia 2014 – em diferentes regiões da cidade. Os 10 dias de atividades programadas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foram idealizados para atingir um público de todas as idades.
Estão previstas caminhadas, passeios ciclísticos, apresentações de teatro e cinema com temática ambiental, feira de cultura e arte, visita e trilha à Mata Santa Genebra, palestras, visita à Estação Ambiental e à APA Campinas, whorkshop sobre Recursos Hídricos, show musical com 20 bandas diferentes, entre outras atividades.
Toda a programação pode ser conferida no banner do evento hospedado no Portal www.campinas.sp.gov.br, ou pelo link http://bit.do/semeia2014.
A abertura da programação ocorre nesta sexta-feira, às 19h, com o 1º Passeio Ciclístico de Sousas “Respeito a Natureza”. Com a intenção de proporcionar uma aventura noturna agradável, sensorial, o trajeto terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão em pista plana, em contato direto com a natureza pela velha Estrada do Bonde, desde Sousas até Joaquim Egídio.
Para este passeio ciclístico, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, não há necessidade de inscrição prévia, porém, algumas atividades da Semeia 2014 têm capacidade limitada de participantes, por isso, os interessados devem consultar a programação e se cadastrar no banner do evento.
Intersetorialidade
A Semana do Meio Ambiente – Semeia 2014 é resultado de um trabalho intersetorial que envolveu várias secretarias municipais e órgãos da administração indireta sob coordenação da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SVDS).
“A Semeia é fruto de um trabalho coletivo. Obrigada a todos os técnicos das secretarias e órgãos da administração municipal que se envolveram com paixão pela causa ambiental”, agradeceu o secretário do Verde, Rogério Menezes.
Com expectativa de atingir pelo menos 25 mil pessoas nas mais de 60 atividades programadas, o evento tem por objetivo ampliar a consciência da população sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais e principalmente as nascentes e cursos de água.
“O foco é a água, sua importância para a vida e o destaque para o uso racional deste recurso finito”, afirmou Menezes.