A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realizou na última sexta-feira, 13 de fevereiro, um voo experimental com um drone – veículo aéreo remotamente pilotado – em uma atividade para mapear uma gleba (área ainda não cadastrada pela Prefeitura) e identificar os pontos adequados para transposição de futuros viários na localidade. O Parque Shangrilá foi a área escolhida para mapeamento já que há uma dificuldade de visualização da área pelos técnicos da Secretaria do Verde.
A atividade foi feita com um drone do professor Jodir Pereira, do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), que sobrevoou a área por volta de dez minutos a uma altura de 40 metros. O objetivo foi testar a utilização de novas tecnologias para o suporte de ações da Secretaria e conseguir imagens de alta resolução que poderão ser usadas para fiscalização, monitoramento de plantios e vistorias de licenciamento ambiental, além de outras atividades da SVDS.
Segundo o secretário da Pasta, Rogério Menezes, “o resultado da primeira experiência foi excelente, já que permite uma ótima visualização da área completa e o equipamento é de fácil manuseio. Essa experiência mostrou que é possível usar drones de forma segura e com grandes ganhos para o trabalho dos técnicos”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, há também a intenção de uma parceria com o Cotuca visando o estímulo de futuras ações de educação ambiental, assim como o suporte didático para disciplinas voltadas às questões ambientais e tecnologias inovadoras.