O site ‘Portal Animal’, do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi lançado no dia 1º de agosto, na Sala Azul da Prefeitura. A cerimônia ocorreu juntamente com a posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal.
Também foram anunciadas as novas medidas em prol da causa animal no município. O prefeito Jonas Donizette afirmou que esses são passos importantes e um trabalho para melhorar as políticas públicas na questão animal. “E o objetivo é ampliar as discussões e as políticas para a causa animal”, disse o prefeito.
O ‘Portal Animal’ foi desenvolvido pela IMA (Informática dos Municípios Associados) em conjunto com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) e ficará sob responsabilidade do diretor Paulo Anselmo Nunes Felippe, no endereço https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/.
O portal é de fácil utilização e tem o objetivo de auxiliar a população e as ONGs na defesa da causa animal. Há áreas específicas para adoção de animais, com fotos e ficha biológica de cada um; divulgação de eventos; Achados e Perdidos; links para ONGs; notícias relacionadas a animais e informações biológicas sobre animais selvagens na Região Metropolitana de Campinas, entre outros.
De acordo com o secretário do Verde, Rogério Menzes, criar este Departamento e avançar nas políticas públicas da causa animal são medidas que atendem a um pedido do prefeito e também dão respostas aos anseios do Conselho. “Hoje o Departamento é uma realidade e vamos trabalhar junto com o Conselho”, afirmou o secretário.
Novas ações
Além da criação do site, foram anunciadas ações que serão desenvolvidas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal com verba do Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb). De acordo com Paulo Anselmo, será destinado R$ 1.2 milhão para várias medidas, como a readequação do prédio onde funcionava o CCZ e que agora sedia o Departamento, com novo conceito em relação à causa animal.
Também serão implementadas várias iniciativas, como um projeto de castração, com unidades móveis; qualificação e aumento do trabalho de adoção de animais, com feiras itinerantes; contratação de serviços de recuperação de animais selvagens; expansão do canil e contratação de alojamento para animais agressivos que possam ser treinados e reinseridos na sociedade, além do desenvolvimento do portal. “Temos a preocupação de construir um novo olhar na geração de políticas públicas relacionadas aos animais”, afirmou Paulo Anselmo.
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal foi criado em 27 de dezembro de 2013 e começou a funcionar em março de 2014, no antigo prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Pedimos por isso e agora temos o Departamento. O principal é a mudança de conceito, em que a causa animal ganhou outra dimensão. Campinas tem potencial para ser referência no assunto”, disse o vice-presidente do Conselho, Flávio Lamas.
Posse do Conselho
Conselheiros e diretoria tomaram posse no Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal para a gestão de 2014 a 2016. O Conselho foi criado por lei em dezembro de 2004, mas passou a funcionar efetivamente em 2008.
O objetivo é trabalhar em conjunto com a Prefeitura para desenvolver políticas públicas da causa animal. Membros e diretoria do Conselho são eleitos a cada dois anos. Até a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, o Conselho se relacionava com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Centro de Controle de Zoonoses.
Texto: Prefeitura de Campinas