Rossinsi conseguiu aprovar na Câmara de Campinas projeto de lei que torna o Instituto Rubem Alves órgão de utilidade pública. O título de utilidade pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Entidades sem fins lucrativos são aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por ela.
O Instituto Rubem Alves tem como objetivo trabalhar no desenvolvimento e consolidação da educação, de atividades culturais, voluntariados, organização de palestras e incentivo a formação de bibliotecas públicas, e outras ações sociais consignadas em seu estatuto.
Constituído pelo próprio Rubem Alves, ainda em vida, o instituto guarda hoje todo acervo e produção bibliográfica e acadêmica do escritor, filósofo e educador, visando difundir conhecimento, estimular a leitura pelo público infantil e capacitar educadores para a missão de formar novos cidadão críticos.
Desde a sua fundação diversas ações e atividades foram desenvolvidas em cumprimento, na difusão da visão de educação humanista de seu fundador.