Rossini, como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, recebeu de representantes da Igreja Católica uma série de sugestões para melhorar e preservar a diversidade ecológica na cidade.
O padre José Eduardo Meschiatti, pároco da Paróquia Santa Teresa de Ávila, e o diácono João Vicente da Silva estiveram no plenário da Câmara de Campinas para apresentar a Campanha da Fraternidade 2017, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que traz como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “Cultivar e Guardar a Criação”.
A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.
Este ano a Campanha da Fraternidade aborda cada um dos seis biomas brasileiros, suas características e significados, desafios e as principais iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos povos originários. No Brasil existem seis biomas: a Mata Atlântica, o Pantanal, a Caatinga, o Pampa, o Cerrado e a Amazônia.
Entre as propostas apresentadas pelos representantes da igreja estão o abatimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a quem planta de forma orientada e correta árvores, ou mesmo para aqueles que tem terrenos arborizados com hortas ou jardins.
No texto, existe ainda uma orientação para que o Poder Público tenha uma preocupação especial com as questões de saneamento ambiental e da coleta seletiva dos resíduos sólidos, bem como um comprometimento da recuperação da mata ciliar, das nascentes e dos córregos da cidade, além de solicitar apoio a produção agroecológica com base na agricultura familiar, entre outros aspectos.
Rossini prometeu estudar todos os pontos apresentados e se comprometeu a lutar por políticas que orientem o crescimento da cidade de forma ordenada e sustentável.