O vereador Luiz Carlos Rossini (PV) propôs a criação de uma Comissão Especial de Estudos na Câmara Municipal para avaliar a possibilidade da instalação de um Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa em Campinas.
A unidade teria a função básica de receber e encaminhar toda e qualquer denúncia de discriminação racial, mesmo que de forma velada, além de promover o acompanhamento jurídico, social e psicológico das vítimas de violência que tenha por fundamento a discriminação racial ou religiosa, o racismo e o preconceito.
“Queremos no âmbito da Comissão de Estudo promover o debate e aprofundar os critérios sobre o conceito, o modelo e a estrutura da criação de um centro de referência com essas características, e ao mesmo tempo definir uma política pública eficaz para acabar com todos os tipos de preconceitos arraigados na nossa sociedade”, afirma Rossini.
O vereador ainda lembra ainda que o próprio Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania há muito tempo reivindica a criação de um Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa.
“O Orçamento Participativo de 2014 aprovou a instalação do referido centro de referência como uma das principais prioridades na área de direitos humanos e cidadania”, relata.
Além de Rossini, a Comissão Especial de Estudos será formada pelos vereadores Carlão do PT, Cid Ferreira (SD), Paulo Galtério (PSB) e Gustavo Petta (PC do B).