O vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini (PV), propôs a criação de uma Frente Parlamentar Ambientalista. A solicitação foi aprovada durante a 11ª reunião extraordinária do ano.
“Essa Frente Parlamentar tem como o objetivo acompanhar a legislação e as políticas públicas voltadas ao meio ambiente, bem como discutir e propor, conjuntamente com a sociedade civil, iniciativas governamentais e não-governamentais que visem alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento para o município de Campinas”, relatou Rossini.
Entre os itens de atuação essa frente pretende realizar estudos para aprimoramento da legislação ambiental; acompanhar políticas e ações que envolvam o meio ambiente; elaborar proposituras ou sugeri-las ao chefe do Executivo, quando de competência deste, que visem a valorização do meio ambiente; realizar seminários, debates e audiências que tratem de temas importantes para o meio ambiente; defender o meio ambiente, em âmbito municipal e regional, bem como políticas relacionadas ao setor.
Diferentemente das Comissões Especiais de Estudos e de Representação, as Frentes Parlamentares possibilitam representar a Câmara, em atos externos, bem como ter representantes da sociedade civil, com objetivo de apresentar preposições sobre assuntos específicos.