A Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Campinas, em parceria com a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), realiza, no dia 26 de abril, seminário educativo para marcar a Semana Municipal de Conscientização sobre a Poluição Sonora, criada por iniciativa dos vereadores Luiz Rossini (PV), Thiago Ferrari (PTB) e Zé Carlos (PSB), com o objetivo de promover ações no sentido de divulgar as consequências nocivas do som e do ruído de alta intensidade sobre o ambiente e a saúde humana. Outra lei, de autoria do vereador Paulo Bufalo (PSOL), ainda institui a última quarta-feira do mês de abril o Dia Municipal da Conscientização sobre o Ruído.
Para o vereador Rossini, presidente da Comissão de Meio Ambiente e organizador do evento, o seminário pretende avançar nas formas de controle da poluição sonora. “Por estar presente nas grandes cidades, os ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas”, explica Rossini, autor ainda da Lei do Pancadão, que proíbe excesso de volume de som nos carros que ficam estacionados em ruas e avenidas da cidade, especialmente no horário noturno.
A poluição sonora pode causar depressão, perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço, gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, e surdez em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído.
O seminário contará com a presença de Ana Carolina Constantini e Helenice Yemi Nakamura, professoras e doutoras da área de fonoaudiologia e audiologia da Unicamp; e Guilherme Demori Stevam, pesquisador sobre os efeitos do ruídos na saúde humana e especialista da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável.
O evento está programado para o dia 26 de abril, às 9h, no Plenário “José Maria Matosinho”, na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta. Campinas.