Rossini apresentou Requerimento de Aplauso na Câmara de Campinas pelo 50 anos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) dedicados ao ensino e à capacitação no Brasil.

Veja a íntegra do Requerimento de Aplauso

placaunicamp

REQUERIMENTO DE APLAUSO_______/2016

EMENTA: APLAUDE A UNICAMP PELA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 50 ANOS DE ATIVIDADE.

A Unicamp, que completa 50 anos, foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade, pois está entre as melhores universidades do país e da América Latina.

A Unicamp foi projetada do zero como um sistema integrado de centros de pesquisa, ao contrário de outras universidades brasileiras, geralmente criadas pela consolidação das escolas e institutos anteriormente existentes. Seu foco em pesquisa reflete que quase metade de seus estudantes são alunos de pós-graduação, a maior proporção entre todas as grandes universidades no Brasil. Ela também se destaca no grande número de cursos de pós-graduação oferecidos (153, comparados aos 70 cursos de graduação), além de oferecer vários cursos para cerca de 8 mil estudantes por meio de sua escola de extensão.

Seu principal campus ocupa 3,5 quilômetros quadrados e está localizado no distrito de Barão Geraldo, uma área suburbana há 12 km do centro de Campinas, construída logo após a criação da universidade. A instituição também tem campi satélites nos municípios de Limeira, Piracicaba e Paulínia, além de gerir duas escolas secundárias técnicas, localizadas em Campinas e Limeira.

Seu financiamento é quase inteiramente oriundo do governo do estado. Como outras universidades públicas brasileiras, a Unicamp também não cobra mensalidades ou taxas de administração para seus cursos de graduação e pós-graduação.

A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2015, o QS a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo, além da 11ª melhor universidade com menos de 50 anos de existência do planeta e como a 24ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. Em 2015, a Unicamp foi a universidade com maior número de cursos bem avaliados do país pelo Ministério da Educação.

Assim, diante do exposto, apresentamos o presente Requerimento de Aplauso à Unicamp pelos seus 50 anos dedicados ao ensino de graduação e pós-graduação.

Que do deliberado seja dada ciência à reitoria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

 

Sala das Reuniões, 05 de Outubro de 2016

Luiz Carlos Rossini

Vereador/Líder/PV