Rossini prestou homenagem à Família Pollesel pela comemoração dos 120 anos da chegada ao Brasil por intermédio de Requerimento de Aplauso aprovado em plenário por todos os vereadores de Campinas.
Veja a íntegra do Requerimento de Aplauso
REQUERIMENTO Nº ____________ DE 2017
Do(a) Sr(a). Luiz Carlos Rossini (PV)
Requerimento de Aplauso à Família Pollesel pela comemoração dos 120 anos da chegada ao Brasil.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafa Zimbaldi,
Nos termos do art. 138 do Regimento Interno, requeiro votos de aplauso à família Pollesel pela comemoração dos 120 anos da chegada ao Brasil.
A família Pollesel, de origem do nordeste da Itália, está comemorando, em 2017, 120 anos de sua chegada no Brasil. Por conta das festividades, a família, majoritariamente instalada em Campinas, programou uma série de atividades.
Uma grande reunião está marcada na Paróquia Santa Luzia, localizada na Rua Renê Fernandes, 71, no Jardim dos Oliveiras. No início da tarde está programada homenagens e o lançamento do livro comemorativo do jubileu, organizado pelo historiador Claudinei Pollesel. Por volta das 18 horas haverá uma missa festiva e solene. O evento, marcado na igreja, reafirma a característica cristã sempre presente na família.
A longa trajetória dos Pollesels no país começa em 30 de outubro de 1897, quando Fortunato Pollesel, sua esposa Regina Gobbo e seus dois filhos Giovanni e Elisabetta aportaram no Brasil. Nascidos em Frazione de Francenigo, Província de Treviso na Itália, vieram para cá a bordo do vapor Manilla.
Embarcaram no Porto de Genova e desembarcaram no Porto de Santos. Após a passagem pela Hospedaria dos Imigrantes, no bairro Brás na capital paulista, foram contratados pelo Barão de Ibitinga para trabalhar na sua lavoura de café na cidade de Itatiba.
Após Itatiba, passaram alguns anos em Morungaba e acabaram fixando residência em Campinas. Dos doze filhos do casal, sete nasceram em nosso município.
Empreiteiro de lenha e arrendador de lavouras de café, Fortunato Pollesel foi muito ativo na sociedade campineira da época; era muito conhecido e respeitado.
Regina Gobbo faleceu em 1923 e Fortunato faleceu em 1930. Seus filhos casaram e deixaram grande descendência, a maioria campineiros, contribuindo com o desenvolvimento de nossa cidade, mantendo o legado de valores cristão e de solidariedade que marcaram a vida daqueles jovens imigrantes que aportaram em nossa terra no final do século XIX.
Assim diante do exposto apresentamos o presente Requerimento de Aplauso à Família Pollesel.
Que do deliberado seja dada ciência, por ofício, ao Sr. Claudinei Pollesel, membro daquela família.
Sala de Reuniões, 22 de agosto de 2017.
Luiz Carlos Rossini
Vereador/Líder /PV