Moção apresentada por Rossini pede que o governador Geraldo Alckimin coloque o nome de “Prefeito Francisco Amaral” em um dos viadutos recém inaugurados na expansão do Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira. A proposta visa homenagear essa improtante figura pública nascida em Campinas que prestou imensos serviços públicos nas esferas municipais, estaduais e federal. Veja abaixo a íntegra do texto da Moção.

chico_amaral_entrevista-660x330

 

MOÇÃO DE APELO_______________2016

APELA AO GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIN QUE COLOQUE O NOME DE “PREFEITO FRANCISCO AMARAL” EM UM DOS VIADUTOS DO ANEL VIÁRIO JOSÉ ROBERTO MAGALHÃES TEIXEIRA.

A trajetória política começou 1962, quando foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 1967, foi eleito deputado federal por São Paulo, sendo essa a primeira de suas seis legislaturas na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Filiado ao MDB, elegeu-se pela primeira vez prefeito de Campinas, para o período de 1977 a 1982. Sua gestão procurou priorizar a periferia, com a construção de casas populares, escolas, creches e postos de saúde.

Francisco Amaral retornou ao posto de prefeito em 1997, desta vez pelo PPB, cumprindo seu mandato até 2000. No final de sua vida, se filiou ao PMDB.

Chico Amaral teve uma importante produção legislativa enquanto deputado federal. É autor de dezenas de projetos de lei, entre eles da lei que permite usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra da casa própria, lei esta que beneficia até hoje milhares de brasileiros.

Como autêntico “peemedebista” combateu fortemente a ditadura. Foi responsável por abrigar e esconder vários perseguidos políticos durante o regime militar.

Chico Amaral nasceu no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Estudou no Colégio Culto à Ciência. Trabalhou nas redações de jornais de Campinas como jornalista, enquanto cursava Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Depois cursou Direito na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Quando retornou a Campinas se especializou na área trabalhista e na área previdenciária, sendo advogado da classe dos ferroviários.

Diante de exposto, e pela importante trajetória política de Francisco Amaral nos cenários municipal, estadual e federal, apresentamos a presente Moção ao governador do Estado de São Paulo, solicitando que seja concedido o nome “Prefeito Francisco Amaral” em um dos viadutos localizados no trajeto do Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira, em Campinas, a fim de eternizar a memória deste grande homem público.

Que do deliberado seja dada ciência ao gabinete do Governador Geraldo Alckimin.

 

Sala das Reuniões, 1 de fevereiro de 2016.

 

Luiz Carlos Rossini

Vereador /PV