Luiz Rossini, preocupado, com a situação das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza em Campinas, protocolou um pedido de informações à prefeitura sobre a real situação dessas famílias. O motivo da ação foi a reportagem publicada pelo Correio Popular na edição do dia 29 de outubro.
O texto do jornal informa a existência de 29.580 famílias cadastradas no Programa Bolsa Família até o mês de agosto, e avaliando que esse dado traz preocupação e implicações para o conjunto de políticas públicas nas áreas sociais, Rossini fez alguns questionamentos à Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.
Rossini quer saber, por exemplo, se todas essas famílias estão cadastradas e foram referenciadas pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), se existe um estudo sobre o perfil dessas famílias, se todas as crianças estão matriculadas e frequentando escolas de educação infantil e ensino fundamental, se as informações estão georreferenciadas, e ainda como é feito o trabalho de orientação e encaminhamento para os diversos programas sociais desenvolvidos pelas diferentes secretarias municipais e outros órgãos públicos.
A partir dessas informações, Rossini pretende se debruçar sobre os números para avaliar como pode contribuir para melhorar a ação do poder público junto às famílias menos favorecidas da cidade de Campinas.