Luiz Rossini, representando a Comissão de meio Ambiente da Câmara de Campinas, ao lado do presidente do Legislativo municipal, Campos Filho (DEM), participou da abertura do Fórum Especial Brasil – Portugal de Sustentabilidade, realizado no Royal Palm Plaza Resort.
O Fórum teve como objetivo central apresentar experiências bem sucedidas de sustentabilidade para proporcionar a constante melhoria nos índices de qualidade de vida da população rumo a um desenvolvimento sustentável.
“Essa é uma importante iniciativa para encontrarmos formas de trabalhar para ajudar a transforma Campinas numa cidade com valores ecologicamente correto”, defendeu Rossini.
Participaram do evento, o prefeito Jonas Donizette, o cônsul geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço, o cônsul geral da Nigéria, Muntari Abdu Kaita, professores de universidades de Portugal e os secretários municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes e o de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho.
O prefeito anunciou o Relatório de Sustentabilidade que será elaborado pela Prefeitura de Campinas, a segunda do País a desenvolver essa ferramenta de gestão e que dá as bases para a sustentabilidade nos âmbitos financeiro, ambiental e social. A metodologia aplicada será a da GRI (Global Reporting Initiative), ONG que tem sede em Amsterdã, na Holanda, e que estabelece um padrão internacional para o relatório. Campinas irá iniciar o relatório a partir do segundo semestre e terá apoio da Sanasa, que tem expertise no assunto. A previsão é de que seja lançado em maio de 2015.
“Este Fórum é a oportunidade de discutir ideias de um tema tão importante que é a sustentabilidade. Temos de pensar que não é somente suprir as necessidades da população no presente, mas no futuro. Este é o nosso desafio. E vamos lançar o Relatório de Sustentabilidade, como uma ferramenta de gestão na elaboração de políticas públicas sustentáveis. Campinas tem dado atenção especial à sustentabilidade, mas é fundamental o envolvimento com a comunidade para elaborar dessas regras”, afirmou o prefeito.
O Fórum de Sustentabilidade é organizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública em parceria com empresas e apoio institucional da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, além de outros órgão de governo.
Um dos destaques do Fórum foi a apresentação sobre meio ambiente e sustentabilidade com o economista e velejador Amyr Klink, que já ministrou mais de 2500 palestras em 13 países, com o tema de meio ambiente.