Campinas foi homenageada no último dia 3 de julho, pela Câmara de Deputados. A sessão solene foi proposta pelo deputado federal e ex-prefeito da cidade, Jonas Donizette, que também é autor da lei que torna Campinas a ‘Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação’. Além de Rossini, o prefeito Dário Saadi e do vice, Wanderley de Almeida, vereadores, autoridades e representantes de diversos setores da cidade participaram da cerimônia, em Brasília.

“Ao completar 250 anos Campinas mostra sua força não só no Estado de São Paulo, mas em todo o país. Temos representantes da nossa cidade em todas as esferas de decisão tanto no poder público quanto na iniciativa privada, sem contar nas áreas esportivas e culturais”, afirmou Rossini.

“A emoção é muito forte por representar Campinas nesta sessão solene. Nossa cidade nasceu da necessidade, da fé e da paixão que todos tiveram e que têm por ela”, disse o prefeito Dário Saadi.

O prefeito também parabenizou o deputado pela iniciativa da lei, aprovada recentemente na Câmara Federal, que torna Campinas a capital nacional da inovação. “Isso, sem dúvidas, reconhece o nosso ecossitema de inovação e tecnologia e faz justiça à nossa cidade”, completou.

O vice-prefeito, Wanderley de Almeida, também se emocionou ao falar durante a cerimônia. “Essa é uma das cerimônias mais marcantes da programação do aniversário da cidade. Campinas é uma das melhores cidades deste país e é uma honra estar aqui, no centro da democracia, em um momento como este”, disse.

Jonas Donizette, que adotou Campinas há mais de 50 anos, comparou cidades com pessoas, no que diz respeito à vocação. “Eu comparo muito cidades com pessoas, porque cidades são como pessoas, cada uma com sua vocação. Tem uma que tem uma indústria do calçado, a outra tem uma cadeia produtiva em outra área e Campinas tem a vocação da ciência, da tecnologia e da inovação, por isso a denominamos assim”, disse o deputado federal.

Ainda segundo ele, muitas pessoas vêm para Campinas para estudar e decidem viver aqui. “Campinas merecia uma tese sobre a formação da sua população levando em conta as universidades. Nós agregamos pessoas que, com o tempo, vão amando Campinas e ficam na cidade”, completou o parlamentar.

Os reitores da Unicamp e da PUC-Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles e Germano Gigacci Jr, respectivamente, também ressaltaram as vocações de Campinas. “A inovação hoje em dia é a rota para desenvolvermos a nossa sociedade com grande rapidez e intensidade”, disse o reitor da Unicamp. “Campinas é oficialmente a capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. Não é apenas um nome descolado de uma realidade, mas um nome que está muito vinculado à história de Campinas”, falou Gigacci.

Também participaram do evento o presidente do TRT 15º Região, Samuel Hugo Lima, e o presidente da Câmara Municipal, Luíz Rossini.

Crédito: Chico Ferreira/Câmara Federal

A sessão solene está disponível no site da Câmara Federal, no https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/73098