O vereador Luiz Carlos Rossini (PV) participou do acionamento do sistema para extração de vapores tóxicos no bairro Mansões Santo Antonio, junto com o prefeito Jonas Donizette e o secretário do Verde, Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

vapor

Reunindo moradores no salão de um dos prédios do Residencial Parque Primavera, que há mais de 10 anos enfrenta o passivo ambiental sem nenhuma medida concreta, prefeito e secretário explicaram o alcance do serviço. O prefeito elogiou a atuação da Secretaria do Verde e afirmou que vem trabalhando para o ordenamento da cidade.

Para Rossini, o ato resgata um compromisso histórico de Campinas com essa região que por muito tempo enfrentou o sério problema de contaminação ambiental.

Histórico

O Mansões Santo Antonio é um bairro de Campinas e está entre os 10 locais incluídos na relação das áreas contaminadas críticas, segundo a Cetesb. Na área, a empresa Concima S.A. Construções Civis implantou, na rua Hermantino Coelho, 908, a partir do final dos anos 1990, um conjunto de apartamentos residenciais chamado de Parque Primavera.

Antes de ser adquirido pela construtora, o local foi ocupado pela Proquima Produtos Químicos Ltda., que trabalhava com recuperação de solventes. Recorrente em infrações e práticas ambientais inadequadas, o resultado da atuação da empresa foi a contaminação do solo e das águas subterrâneas, confirmada somente em 2001, quando já haviam sido construídos três edifícios, um dos quais já ocupado.

vapor 1

Homenageados

Na ocasião também foram feitas homenagens para alguns cidadãos que contribuíram ao longo de suas vidas com a preservação ambiental. Os homenageados foram o inspetor da Guarda Municipal e instrutor de Meio Ambiente na formação de GMs e autor de dois livros relacionados à sustentabilidade, Isaias Ferreira Faro; o topógrafo e ex-funcionário da Sanasa que participou de projetos relacionados ao Rio Atibaia, Alvaro Galette; o barbeiro de profissão e grande defensor do Rio Atibaia, tendo recebido a medalha Chico Mendes, Rubens Godoy; a ecobrinquedista do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, pedagoga, bióloga e ex-funcionária da Secretaria de Educação, Tereza Miriam Pires Nunes.