Ao lado do prefeito Jonas Donizette e do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, o vereador Luiz Carlos Rossini (PV) abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente (Semeia) de 2016, foi instituída pela lei municipal 10.450 de 30 de março de 2000, de autoria de vereador.

6121b2433f61e605483421603b9957d4

Na ocasião, o prefeito assinou dois decretos que instituíram o Plano Municipal do Verde e o Plano Municipal de Recursos Hídricos, além da ordem de serviço para início da elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental), que abrange os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, além de áreas isoladas distribuídas no município, e constitui 28% do território de Campinas.

Na mesma solenidade, ocorreu a apresentação do site “Teia da Cidadania Ambiental”, uma ferramenta da Secretaria do Verde que traz dados ambientais da cidade. O encontro teve, ainda, a entrega de “Certificados de Mérito Sócio-Ambiental” para quatro cidadãos que realizaram ações em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade no município.

5bb0b7e315e479a4a5a9c6a40982f779

“Estamos entregando Planos que eram muito esperados e são importantes para a preservação ambiental de nossas nascentes, áreas verdes, e também disponibilizamos uma ferramenta transparente, com dados sobre nossas áreas e projetos ambientais. Com isso, eu acho que começamos de forma positiva a nossa Semana do Meio Ambiente”, declarou o prefeito.

O secretário do Verde Rogério Menezes fez uma explanação sobre os Planos Municipais do Verde e Recursos Hídricos. Segundo ele, são instrumentos de gestão ambiental importantes para pensar Campinas nos próximos anos.

“Campinas integra o grupo seleto das maiores cidades do País a concluir seu plano ambiental, assegurando a qualidade, quantidade e distribuição das áreas verdes, garantindo suas funções sociais e ecológicas, além de assegurar a quantidade e a qualidade das águas, valorizando as potencialidades e reduzindo a vulnerabilidade hídrica no município”, disse.

Para Rossini, os planos vão dar ao município a possibilidade de desenvolver políticas importantíssimas para a questão ambiental. “É uma aceno de que a cidade está direcionada para se tornar uma cidade saudável e sustentável”, afirmou

Planos

O Plano Municipal do Verde tem como objetivo estabelecer e assegurar a qualidade, a quantidade e a distribuição de áreas verdes em Campinas, garantindo as funções sociais, no caso de parques e bosques, e ecológicas, valendo para matas ciliares de rios e nascentes, fragmentos florestais e corredores ecológicos de fauna, para a melhoria dos ecossistemas e a qualidade de vida da população.

O Plano Municipal de Recursos Hídricos tem como objetivo assegurar a quantidade e qualidade das águas, valorizar as potencialidades e reduzir a vulnerabilidade hídrica. O plano contém diagnóstico, prognósticos, diretrizes, metas, programas e projetos na área de nascentes, desenvolvimento e responsabilidade ambiental.

Mérito

Quatro moradores de Campinas foram homenageados durante a abertura da SEMEIA, com os “Certificados de Mérito Sócio-Ambiental”. Um deles é Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, médico clínico e sanitarista da Prefeitura de Campinas, especialista em gestão ambiental. É ex-presidente do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e um dos articuladores das ações ambientais da Saúde.

2016-06-06 18.16.36

Valdecir Souza Ferreira, conhecida como Valda, também recebeu o Certificado. Agente comunitária de saúde, iniciou o projeto hortaterapia em 2013 com usuários do centro de saúde do Jardim Fernanda. O objetivo é integrar as pessoas à natureza e proporcionar o contato com a terra.

O casal Mauro Misso e Luzia Ramos Missio (falecida) finalizam a relação dos homenageados. Ambos contribuíram para o desenvolvimento do bairro São João, na região do Ouro Verde, entre as décadas de 1950 e 1970, ao criar uma horta comunitária e ensinar técnicas de lavoura aos demais moradores do bairro. A horta comunitária existe até hoje. A sobrinha do casal, Tamires Melo, recebeu a homenagem.