Rossini apresentou Requerimento de Aplauso parabenizando o Mercado Municipal de Campinas pela passagem dos seus 109 anos.  O Mercadão é um dos símbolos da cidade, tanto que foi eleito pela população como uma das 7 Maravilhas da cidade.

Veja a íntegra do Requerimento de Aplauso

REQUERIMENTO DE APLAUSO

APLAUDE O MERCADO MUNICIPAL DE CAMPINAS, O MERCADÃO, PELO SEU ANIVERSÁRIO DE 109 ANOS.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafa Zimbaldi,

Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal, também conhecido como mercadão, é um dos símbolos da cidade, tanto que foi eleito pela população como uma das 7 Maravilhas da Cidade de Campinas.

Em seus 143 boxes é possível encontrar uma diversidade de produtos como: verduras, frutos, grãos, temperos, flores, comidas, peixes, ervas e miudezas em geral. Essa variedade contribuiu para atrair e conquistar clientes que buscam por cereais e temperos a granel outros produtos poucos comuns em outros estabelecimentos.

Com dedicação diária os comerciantes oferecem aos seus clientes um atendimento diferenciado. Essa relação de proximidades com seus fregueses torna o local um agradável lugar para se conhecer, passear, saborear e fazer suas compras no centro da cidade.

O Mercado Municipal de Campinas foi projetado pelo arquiteto campineiro Ramos de Azevedo. O edifício segue estilo neomourisco. Construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense, um entreposto para o açúcar que era levado ao Porto de Santos.

Sua área total é de 7.720 metros quadrados, sendo 3.110 metros quadrados de área construída, mais estacionamento e 143 boxes, com 103 permissionários, para venda dos mais diversos produtos.

Na lateral do Mercado Municipal de Campinas, onde estão instaladas atualmente as peixarias, funcionava a plataforma de embarque da Estação Carlos Botelho, onde o trem parava para embarcar as sacas.

No local também circulava charretes e os bondes que traziam homens e mulheres vestidos de forma elegante se tornando um ponto de “footing” da cidade.

Em 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). No ano de 1996 suas características originais foram recuperadas por uma nova reforma.

Em 2005 sofreu nova reforma no telhado e boxes, seu telhado sua fachada pintada em 2005 e as platibandas padronizadas tornando um cartão postal e uma das 7 Maravilhas de Campinas.

O Mercado Municipal de Campinas tem como características a diversidade de produtos de boa qualidade e preços acessíveis (alguns pouco comuns nas redes varejistas); a convivência entre a comercialização de produtos tradicionais e produtos industrializados, os produtos religiosos, ervas e especiarias (e orientação para simpatias); as verduras preferencialmente de municípios da região (o que garante a qualidade); a relação entre comprador e vendedor acaba sendo de amigo (familiaridade); o atendimento de certa forma personalizado (acaba tendo quem atende a quem compra); a tradição de quem tem mais de um século de história; a localização privilegiada (na região central da cidade); e um estacionamento amplo, automatizado e seguro.

Assim, diante do exposto, apresentamos o presente Requerimento de Aplauso parabenizando o Mercado Municipal de Campinas pelos seus 109 anos de história.

Que do deliberado seja dada ciência à Associação dos Comerciantes do Mercado de Campinas.

Sala de Reuniões, 12 de abril de 2017.

Luiz Carlos Rossini (PV)