A Câmara de Campinas recebeu na última semana uma comitiva de políticos italianos que veio visitar a cidade. Foram recebidos na presidência da Casa – pelo presidente Rafa Zimbaldi (PP) e os vereadores Luiz Carlos Rossini (PV) e Zé Carlos (PSB) – deputado Fábio Porta, do Partido Democrata Italiano, e Eugênio Marino, membro da Coordenação Nacional Democrática para Italianos no Mundo.

image_large-1

“Foi uma visita de trabalho, e também já nos reunimos com o Executivo para fechar alguns projetos que vão ser desenvolvidos em parceria. Um deles é um festival de cinema que vai acontecer já no ano que vem”, conta Rossini, que intermediou a visita e acredita que as parcerias deverão beneficiar a cidade nas áreas econômica, de saúde e empresarial.

A previsão para que ocorra o festival de cinema é o mês de abril do ano que vem, e o evento deverá contar com a presença de atores e diretores italianos. O deputado Porta falou sobre os projetos e os objetivos da visita. “A nossa visita é para fortalecer os laços entre Campinas e a Itália. Vamos organizar um grande festival de cinema aqui e debatemos também de um projeto para a valorização da figura de Carlos Gomes na Itália, e de uma parceria da Unicamp com a Universidade de Perugia, que é conhecida mundialmente pela promoção da língua italiana no mundo.”

O deputado afirmou ainda que os projetos visam a colocar Campinas no centro das relações entre Itália e América do Sul. Os visitantes receberam duas medalhas da Câmara de Campinas, como forma de agradecimento e lembrança pelo encontro. “Além das boas notícias, é muito bom trocar experiências e saber um pouco mais da política de outro país: sempre aparecem boas ideias e exemplos de um lado que podem ser usados pelo outro”, pontua Rafa Zimbaldi.