Como presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, Luiz Carlos Rossini (PV) vai integrar a Comissão de Representação em defesa da implementação total do Parque Linear do Capivari, criada pelo presidente do Legislativo Rafa Zimbadi (PP).

Idealizado pelo prefeito Toninho (PT) e criado por lei municipal após o falecimento dele (12/2004), o Parque – localizado na região do Ouro Verde – começou a ser efetivado por volta de 2008, mas só uma pequena parte dele se tornou realidade. Se for efetivado plenamente, porém, o Parque Linear deverá se tornar um verdadeiro portal de entrada da região, valorizando e levando mais qualidade de vida aos bairros que compõe o futuro distrito, e ainda gerando um incremento significativo em investimentos e arrecadação de verbas para o município.

16975730379_c28c8bc30f_k

“Apenas a primeira parte, que está no final da avenida Amoreiras, com lago e praça, mas na verdade o Parque compreende toda a extensão até atrás do Jardim Shangai, uma área total de seis milhões de metros, e as doações já foram feitas para que ele seja efetivado. Além disso, houve um custo por parte dos empresários que cederam os terrenos de, na época, R$ 16 milhões, para a construção de uma pista de duas mãos ligando a Vila União à Rodovia Santos Dumont”, lembra Rafa.

O projeto prevê a desapropriação das cabeceiras da avenida Amoreiras para a complementação do sistema viário e tem previsão de construção de vários empreendimentos residenciais e comerciais na região. “Na prática, o Parque Linear possibilitará que seja oferecida toda uma estrutura de apoio ao aeroporto de Viracopos com o crescimento daquela região, construção de hotéis, restaurantes, melhor infraestrutura para toda aquela população do futuro distrito do Ouro Verde. A previsão é de que, com o Parque Linear, a região seja um verdadeiro subcentro de Viracopos e atraia investimentos de 500 milhões de reais. É um projeto que precisa ser retomado”, diz Rafa, que deverá coordenar os trabalhos da CEE.

“A missão dessa Comissão de Representação será fazer um levantamento total de todas as possibilidades de lazer na região Oeste da cidade”, complementou Rossini.

O presidente da Câmara acrescenta ainda que a lei prevê ainda a criação de um sistema de esgoto e coleta – hoje o esgoto é despejado in natura em boa parte região, causando grande impacto ambiental – e a criação de um Conselho Municipal do Parque Linear do Capivari, tendo como integrantes representantes dos moradores, comércio local e prefeitura, entre outros.

Além de Rossini, farão parte da Comissão os vereadores Gilberto Vermelho (PSDB/presidente da Comissão de Saúde), Jorge Schneider (PTB/presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário), Zé Carlos (SDD/presidente da Comissão Permanente de Política Urbana), e Aurélio Cláudio (PDT e morador da região do Ouro Verde).