Na próxima sexta-feira (25/04) está marcado um grande ato em Piracaia (SP) para chamar a atenção do poder público e da comunidade sobre a crise hídrica e a segurança do abastecimento público, industrial e agrícola das duas principais regiões econômicas do país: Bacias dos Rios (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Grande São Paulo, que dependem em grande parte da água que vem do Sistema Cantareira.
O manifesto foi programado no mês passado, quando o Consórcio PCJ consolidou na Câmara Municipal a Carta de Campinas, documento que solicita a redução da dependência do Sistema Cantareira pela Grande São Paulo e que sejam asseguradas vazões de 12m3/s para as Bacias PCJ durante a estiagem.
O vereador Luiz Carlos Rossini (PV), representante de Campinas no Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e um dos idealizadores do evento, está organizando uma caravana para que representantes da cidade possam participar desse manifesto batizado “Salvem o Cantareira – Água para todos”, que será realizado na estrada que liga Piracaia a Joanópolis, no km 100, onde fica a ponte sobre um dos braços do reservatório Jaguari/Jacareí, o principal do Sistema Cantareira, que está praticamente seco.
A proposta é reunir o maior número pessoas da sociedade civil e entidades e técnicos de gestão de recursos hídricos. Os interessados em participar do encontro podem obter mais informações no gabinete do vereador pelo telefone 19 3736.1710. A saída de Campinas está marcada por volta das 8 horas, nas imediações do prédio da Câmara Municipal.
O Consórcio PCJ, organizador do ato, recomenda aos participantes para que trajem roupas mais rústicas, pois o local se situa em um ambiente de campo, além de levar água, lanche, máquinas fotográficas, bonés, protetor solar, óculos de sol, entre outros equipamentos de segurança.
A entidade está viabilizando parcerias para o fornecimento de copos de água e comerciantes locais disponibilizarão lanches naturais para venda. Para maior comodidade dos participantes do evento, o Consórcio PCJ contratou banheiros químicos.