A Câmara Municipal de Campinas inaugurou na manhã desta segunda-feira (14), no interior do Plenário da Casa, o Espaço Criança, uma área preparada para que crianças possam permanecer nas dependências do Legislativo no período em que suas mães ou tutoras participam dos eventos e reuniões. A abertura do espaço, um dos poucos existentes em todo o Brasil, ocorre na semana em que se comemora o Dia das Crianças, em 12 de outubro.

O Espaço Criança disponibiliza materiais de apoio, como brinquedos, gibis e atividades recreativas. A área tem mesas, cadeiras e equipamentos confeccionados em material seguro e tamanho adequado para as crianças se divertirem. Um dos brinquedos instalados no local, que chamou a atenção de muitas crianças, simula uma cozinha e área de serviço, com armário, pia, fogão, forno micro-ondas e até máquina de lavar roupas.

A proposta partiu da Comissão Permanente da Mulher da Casa e acatada pela Mesa Diretora da Casa, por meio de um Projeto de Resolução aprovado por todos os vereadores. O presidente da Câmara, vereador Luiz Rossini (Republicanos), avalia que o Espaço Criança tem como principal objetivo facilitar a presença de mães que querem participam das atividades no Legislativo e do cotidiano da cidade.

“Essa é mais uma ação de valorizar a participação de todo cidadão, em especial da mulher”, destaca Rossini. O presidente lembrou ainda que a presença da criança desde cedo na sede do Poder Legislativo pode também ter um efeito pedagógico na formação da consciência cidadã.

Já a vereadora Mariana Conti (PSOL), presidente da Comissão da Mulher, explica que a ideia surgiu de forma curiosa, durante uma reunião da Comissão, onde havia a participação de várias mulheres e os filhos delas dentro da Câmara, participando da reunião.

“A criançada corria; pendurava no corrimão. Naquele momento ficou claro que, para as mulheres estarem presentes, seria necessário que a Casa oferecesse um espaço adequado para as crianças. Nós sabemos que, quando as mulheres vão para qualquer atividade, sobretudo na política, elas levam os filhos. Essa é uma condição para que as mulheres possam exercer o papel político. É também um processo de acolhimento das crianças.”, aponta Mariana.

A procuradora-geral da Câmara Municipal, Yasmin Alencar Lopez, entende que a criação do Espaço Criança é uma iniciativa importante. “Infelizmente a tarefa de cuidar das crianças é um trabalho que ainda cabe muito mais às mães. Ter um espaço destinado para esta finalidade facilita para que elas possam ficar sossegadas e participar dos debates no Legislativo. Se todos os órgãos públicos pudessem seguir esse exemplo, seria um grande avanço para a sociedade”, finaliza Yasmin.

Sheila Bezerra, assessora parlamentar de gabinete, trouxe os dois filhos, Anna e Pedro, para conhecer o local. Ela se surpreendeu com a estrutura e achou a proposta interessante. “É um espaço maravilhoso. Percebi que as crianças podem ficar seguras, brincar, e se divertir. Achei excelente a ideia”, finaliza.