Por intermédio de Rossini, a Câmara de Campinas aprovou requerimento de votos de pesar pelo falecimento do Padre Haroldo Rahm, no último dia 30 de novembro, em decorrência de uma parada cardíaca, e São Paulo.
Veja a íntegra do Requerimento de Votos de Pesar
REQUERIMENTO Nº ____________ DE 2019
Do Sr. LUIZ CARLOS ROSSINI
PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE HAROLDO RAHM.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Marcos Bernardelli,
Nos termos do art. 138 do Regimento Interno, Requeiro Votos de pesar pela morte do Padre Haroldo Rahm.
No último dia 30 de novembro, perdemos o nosso querido Padre Haroldo Joseph Rahm, um dos homens mais brilhantes que conheci ao longo da minha. Sua força interior e sua busca constante pela paz, e em especial sua luta para tirar meninos e meninos, jovens e adultos do mundo sombrio das drogas, fazem dele um exemplo, para todos nós, de dedicação e valorização da vida.
Nascido no estado norte americano do Texas e naturalizado brasileiro em 1986, Padre Haroldo foi ordenado jesuíta no dia 14 de junho 1950, tendo como lema de vida “É preciso viver a vida com alegria!”. Sua vida foi marcada por obras e projetos que visam proporcionar um mundo mais justo entre os homens.
Padre Haroldo aportou no Brasil em 1964 e começou a trabalhar com o Cursilho de Cristandade em Campinas chegando a ser diretor espiritual do mesmo – inspiração inicial para a criação de um curso para a juventude que combina técnicas dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, da Congregação de Maria, da Legião de Maria, da Ação Católica.
Padre Haroldo nunca parou de lançar sementes nos solos que encontrou. A experiência vivenciada em voluntariado nas obras sociais o levou indiretamente à criação das “Casa Dia”, hoje com mais de 30 unidades no Brasil que promove apoio a dependentes químicos.
Este padre missionário criou também, no Brasil, a Instituição Padre Haroldo, uma referência no tratamento e prevenção da drogadicção de pessoas em geral, além de atuar com crianças e adolescentes em situação de risco.
Em 1966, Padre Haroldo fundou, com uma equipe de dirigentes do Cursilho de Cristandade, o Treinamento de Liderança Cristã (TLC), um Movimento da Igreja Católica direcionado à juventude.
Em 1967, Padre Haroldo ganhou o Casarão da Vila Brandina (Casa Amarela), e lá começou realmente o TLC. No início, o TLC tinha uma sala no Centro de Pastoral Pio XII, antiga Cúria Diocesana de Campinas, onde os participantes do movimento se reuniam. Semanalmente vinham padres e adultos de outras localidades em busca de informações e ajuda. Assim, o TLC se alastrou pelo Brasil.
Padre Haroldo criou também, com Mara Menezes, o movimento “Amor Exigente”; e, juntamente com o Padre Eduardo Dougherty e o Padre Jonas Abib, fundou a Renovação Carismática Católica. Padre Haroldo foi um dos pioneiros na criação de comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos no Brasil, tornando-se uma das principais referências dessa área no mundo.
Fundou a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), com o objetivo de apoiar e fortalecer essas comunidades, criando o curso de formação de monitores e coordenadores. Padre Haroldo ainda teve importante papel na implantação da Pastoral da Sobriedade, criada por Dom Irineu Danelon, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja missão é ajudar as pessoas e as famílias a viverem em sobriedade.
Além dos ensinamentos e do exemplo de dedicação e amor ao próximo, Padre Haroldo nos deixou um legado nas suas grandiosas obras: Amor Exigente, TLC, Renovação Carismática Católica, FEBRACT, Instituto Padre Haroldo, sem esquecer o Centro Kennedy e a Pastoral da Sobriedade, que tem muito de sua contribuição. Padre Haroldo viverá eternamente nos nossos corações. “Alegria Amor”
Que do deliberado seja dada ciência ao Instituto Padre Haroldo, à Federação de Amor Exigente, ao Movimento TLC, à Pastoral da Sobriedade, ao Centro Kennedy, a Renovação Carismática, e à FEBRACT.
Sala de Reuniões, 03 de dezembro de 2019.
Luiz Carlos Rossini (PV)