Requerimento de Aplauso pelos mais de 30 anos de luta do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd), elaborado por Rossini, foi aprovado no plenário da Câmara de Campinas na noite do último dia 27.
Veja a íntegra do Requerimento de Aplauso
O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) luta há mais de 30 anos pelos direitos e interesses de mais de 110 mil trabalhadores de TI do Estado. O que o torna o maior representante sindical da categoria em todo o País.
Além da sua sede, na capital, o Sindpd possui diretorias regionais em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o Sindicato atua para promover o desenvolvimento do setor em consonância com a qualidade de vida dos profissionais que tanto contribuem para o crescimento deste mercado.
Assim, por sua história de lutas e resistência, a Entidade conseguiu edificar a Convenção Coletiva de Trabalho dos profissionais de TI, considerada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) como a quarta melhor do Brasil.
Desde a sua fundação, em 1984, o Sindpd tem ampliado gradativamente os direitos dos trabalhadores. A categoria foi uma das precursoras na conquista da redução de jornada de trabalho, que passou de 44h para 30h (digitadores) e 40h (demais cargos).
Com sua atuação, os profissionais de TI de São Paulo conquistaram reajustes salariais acima da inflação nos últimos 10 anos, o que contribui significativamente para aumentar o poder de compra dos trabalhadores do setor.
Além de defender e a ampliar os direitos constitucionais dos trabalhadores, o Sindicato disponibiliza serviços de assessoria jurídica para causas trabalhistas, oferece descontos em cursos de capacitação e certificação para a área de tecnologia, realiza estudos sobre a qualidade vida e doenças relativas à profissão – como a Lesão de Esforço Repetitivo (LER) -, mantém convênios de saúde e odontológicos, além de parcerias que possibilitam a prática de esporte e lazer.
À frente do Sindpd, o presidente Antonio Neto participa ativamente das decisões políticas do País e do setor, sempre priorizando a defesa e a ampliação dos direitos da categoria. Neto também preside a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e a Feittinf (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação), bem como ocupa a vice-presidência da FSM (Federação Sindical Mundial) – entidades que lutam ativamente pela regulamentação da profissão de TI, defendem a indústria nacional, combatem o enfraquecimento da Previdência Social e a flexibilização da CLT.
Diante do exposto, apresentamos o presente Requerimento de Aplauso ao Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) .
Que do deliberado seja dada ciência à Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd).
Sala das Reuniões, 27 de Abril 2015
Luiz Carlos Rossini
Vereador/Líder/PV