O vereador Luiz Rossini (PV) reservou a primeira parte da reunião ordinária desta segunda-feira (12/08) para debater as ações do Agosto Dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno. Rossini é o autor da lei 15.296, de 12 de setembro de 2016, que determina o direito ao aleitamento materno em qualquer lugar, independentemente se houver ou não um local específico para isso. Assinaram o projeto junto com Rossini os vereadores Carmo Luiz (PSC) e Antônio Flores (PSB). Participou da reunião o vereador Jorge da Farmácia (PSDB).

Dessa forma, quem proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações, seja em ambiente fechado ou aberto, estará sujeito à multa de 300 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas), hoje estipulada em R$ 1057,00. Em caso de reincidência o valor da multa duplicará. Os recursos arrecadados deverão ser recolhidos para o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes.

“Essa é uma data muito especial. É um período em que devemos promover a discussão da importância da amamentação infantil, já que existem pesquisas que comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de cinco anos, em todo o mundo”, afirma Rossini.

Para falar sobre o tema na primeira parte da reunião, Rossini convidou Olivia Whitehead Favaro, enfermeira especialista em neonatologia e coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Campinas. Também estará presente Tereza Aparecida Fernandes Mathiazzi, pediatra da enfermaria do Hospital Dr. Mario Gatti, neonatologista e intensivista UTI neonatal da Maternidade de Campinas e médica do Banco de Leite Humano da Maternidade de Campinas.

Este ano, o Agosto Dourado tem como slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!” e inclui também a participação das unidades de saúde da rede municipal que, durante todo o mês, trabalham o tema com suas equipes, profissionais e mães.

As ações se encerram no dia 29 de agosto com o Seminário Municipal de Aleitamento Materno. O evento será realizado às 14 horas, no Salão Vermelho. O público-alvo são os profissionais da saúde, educação e assistência social. O tema abordado será o cuidado da gestante e do bebê, na linha do empoderamento do aleitamento materno. É um seminário intersetorial que terá como objetivo realizar o atendimento de forma integral e integrada ao binômio gestante e bebê.