Por iniciativa do vereador do vereador Luiz Carlos Rossini (PV), a Câmara de Campinas aprovou a criação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar e discutir sobre a situação dos moradores de rua de Campinas, principalmente na região central da cidade.

A proposta é fazer um mapeamento e conhecer o perfil dessa população, como a distribuição por sexo, a idade, a escolaridade, a naturalidade, a situação familiar, o comprometimento de saúde, o uso de drogas entre outras coisas.

“Diversos são os motivos que levam a essa realidade, como desemprego, problemas familiares, problemas psicológicos e as drogas. Excluídos da sociedade, essas pessoas já não têm expectativas em suas vidas, se encontram em uma situação de sobrevivência fora do contexto social, sem esperanças ou sonhos e acabam transformando as áreas públicas em seus lares, ficando expostas ao frio, à fome às doenças e às ações preconceituosas mais extremas, muitas vezes violentas”, observa Rossini.

A proposta também é identificar os motivos do crescimento visível da população de rua que frequentam as praças e os largos da região central, além de conhecer a existência de serviços oferecidos a essa população por parte de instituições, movimentos sociais e religiosos, bem como as ações de políticas públicas existentes para o enfrentamento dessa realidade.

A Comissão terá Rossini como presidente, já que foi proposta pelo parlamentar. Os demais integrantes deverão ser definidos por sorteio, na próxima segunda-feira (26). Uma vez definida, a CEE terá 90 dias para fazer os levantamentos necessários, ouvir representantes do poder público, de organizações sociais e especialistas sobre o tema, para ao final elaborar um relatório com o diagnóstico e a apresentação de sugestões de aprimoramento das ações existentes ou implementação de novas.