Dando continuidade à Semana da Comunidade Italiana, a Câmara de Campinas entregou, por iniciativa de Rossini, o Título de Cidadão Campineiro a Franco Petrocco. A cerimônia foi realizada na Casa D’Itália com a presença do vice consul italiano no Brasil, Ávaro Cotomacci, além de familiares e amigos de Petrocco.
“Todo o ano destacamos um homenageamos um descendente de italiano para valorizar a comunidade que ajudou a construir e desenvolver toda a região de Campinas. Desta vez, estamos muito orgulhosos de oferecer esse prêmio a Franco Petrocco, que por sua história mostrou todo o seu valor ético e moral”, destacou Rossini.
Veja abaixo o histórico de Franco Petrocco
Franco Petrocco nasceu no dia 27 de agosto de 1935 em Carpineto Della Nora, na Itália. Emigrou para o Brasil, juntamente com a família, em julho de 1952. Morou em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em Cambará (PA), em Campinas (SP) e atualmente mora em Valinhos (SP).
De 1952 a 1954 trabalhou na lavoura de café com a família. Em 1954 se mudou para Campinas, onde trabalhou numa empresa de ônibus Bonavita como cobrador. Depois trabalhou numa casa comercial. Devido às dificuldades econômicas da época, trabalhou durante o dia e com bastante esforço cursou o antigo madureza, à noite, quando concluiu o curso de colegial Fez curso de química industrial no Colégio Osvaldo Cruz (SP), de 1960 a 1964. Em 1969 se casou com Edna Orlandini, hoje Orlandini Petrocco, com a qual teve um filho Enrico, nascido em 1981.
Morador do Jardim das Oliveiras, tinha uma vida ativa na comunidade, fazendo parte da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras, como secretário, realizando diversas atividades sociais e culturais, como cinemas e festa juninas.
Como católico sempre teve intensa participação nas atividades na Igreja Santo Antônio, onde casou-se e participava das festas daquela comunidade, sob orientação do padre Antonino.
A convite do padre José Henrique da Igreja Bom Pastor do São Bernardo participou da criação do Curso de Liderança Cristão (CLC), compondo sua diretoria no Centro Social Presidente Kennedy.
É sócio individual da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) desde a sua fundação. Recebendo, em outubro de 1998, o titulo de sócio honorário pela relevante contribuição técnica ao setor de celulose e papel.
Em 1999, juntamente com amigos, italianos fundou a Associacional Italo-Brasiliana “Abruzzo Forte”, da qual hoje é presidente. Atualmente a associação tem sede em Valinhos e conta com 150 sócios, promovendo atividades culturais para a comunidade italiana, tais como o Projeto Cine Viva Itália e o programa na Rádio Comunitária de Valinhos Itália, Una Passione, todo domingo das 8h às 9h30, com músicas italianas e comentários.
Franco Petrocco e sua família são o retrato dos imigrantes que vieram para o Brasil com o propósito de trabalhar e construir um novo futuro.
Seu exemplo de honestidade, determinação, vitalidade e valores cristão, fizeram de Franco Petrocco um cidadão respeitado e querido por todos que com ele conviveram, particularmente para a comunidade italiana de Campinas, que decidiu homenageá-lo, indicando seu nome para receber o Título de Cidadão Campineiro.