A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campinas recebe nesta segunda-feira (26/05), a diretoria da Sanasa, para apresentação do Plano de Ações de Contingência a ser adotado pela empresa responsável pela gestão do uso da água no município caso haja a necessidade de racionamento. Confirmaram presença no encontro o presidente da Sanasa, Arly de Lara Rômeo, e o diretor técnico Marco Antônio Santos.

DSCN1972

Para o vereador Luiz Carlos Rossini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, é importante a sociedade conhecer como o município está se preparando para um eventual racionamento, como, por exemplo, o período que haverá interrupção no fornecimento de água, se haverá corte em postos de saúde ou escolas municipais.

Nos últimos dias cresceram muito as possibilidades de Campinas adotar o corte no abastecimento por conta da baixa vazão do Rio Atibaia e pela indefinição por parte dos gestores do Sistema Cantareira sobre a garantia da captação de vazão de 5 metros cúbicos por segundo para Campinas, reivindicada pelas autoridades locais ao Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica).

Se a vazão do Rio Atibaia, que abastece quase cem por cento das casas da cidade, atingir menos de 4 metros cúbicos por segundo, seria inevitável o racionamento no município.

A apresentação do Plano de Ações de Contingência da Sanasa está prevista para está segunda-feira (26/05), no plenário José Maria Matosinho, da Câmara de Campinas, às 14h.