Rossini apresentou e a Câmara de Campinas aprovou Requerimento de Aplauso aos organizadores do 4º Congresso Internacional Freemind 2016, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de dezembro no Expo Dom Pedro em Campinas. Rossini participou do evento.

15380411_1371220116244750_7174407239315046243_n

Veja a íntegra do requerimento.

REQUERIMENTO DE APLAUSO_______/2016

EMENTA: APLAUDE A ORGANIZAÇÃO DO FREEMIND PELA PROMOÇÃO DO SEU 4º CONGRESSO INTERNACIONAL REALIZADO NA CIDADE DE CAMPINAS.

“Álcool e outras drogas: por um mundo melhor, vamos tocar neste assunto”. Este foi o tema do 4º Congresso Internacional Freemind 2016, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de dezembro no Expo Dom Pedro em Campinas. Realizada pela Mobilização Freemind, criada no Brasil em 2012 e que hoje tornou-se uma referência de unidade no setor de drogadição, a instituição faz parte de uma rede mundial de organizações, que reúne os maiores especialistas e organizações que atuam nesta área no país.

Com 30 painéis temáticos inovadores, que abordaram desde a dependência digital, passando pela drogas lícitas e ilícitas, a educação e a comunicação, o evento foi considerado o maior congresso mundial com o objetivo de debater a prevenção e o tratamento de drogas, por meio da informação, mobilização e capacitação científica.

O congresso recebeu mais de 3.000 participantes, entre brasileiros e estrangeiros e representantes de 300 cidades e 26 estados. Entre eles, 16 palestrantes internacionais de várias entidades, como a ONU (Organização das Nações Unidas), a OMS (Organização Mundial da Saúde), a OEA (Organização dos Estados Americanos) e o Governo Americano. Entre os 18 palestrantes brasileiros, especialistas de renome como Dr. Augusto Cury; Dr. Anthony Wong; Dr. Ronaldo Laranjeira; Dr. João Lotufo; o ex-jogador de Vôlei Giba, que atua na prevenção a partir do esporte, além da videoconferência do Padre Haroldo.

Ao todo mais de 160 personalidades ligadas às áreas de saúde, educação, esporte, prevenção, tratamento, assistência social, entre outras, discorreram sobre o problema da drogadição, suas causas, consequências e possíveis soluções.

Uma das grandes novidades desta edição do congresso foi a Capacitação Internacional promovida pelo ISSUP (International Society Of Substance Use Prevention And Treatment Professionals), uma iniciativa de entidades internacionais, com foco na prevenção e no tratamento de drogas. Foram ministrados 11 cursos: cinco para brasileiros, quatro para brasileiros e estrangeiros e quatro para representantes internacionais.

Os cursos foram divididos em três categorias: Prevenção: Ciência da Prevenção, Prevenção na Família e Prevenção na Escola; Tratamento: Fisiologia e Farmacologia, Crianças Adictas e Grávidas Adictas; Temas diversos: Natureza da Dependência Química, Pesquisa Científica em Universidades e Maconha.

Os participantes receberam treinamento e receberam uma certificação internacional. A partir de um curso complementar devidamente aprovado, poderão ser credenciados para atuar como multiplicadores no trabalho de prevenção, educação e tratamento de dependentes químicos.

Durante o congresso aconteceu ainda o I Simpósio Estadual da Federação Amor-Exigente. Este Simpósio da Região de Campinas teve a presença de especialistas no assunto a fim de auxiliar os que buscam soluções com Amor-Exigente.

A Segunda Conferência Nacional de Comunidades Terapêuticas também ocorreu durante o Congresso. Organizada pela Febract, federação que ao longo de 25 anos ministra cursos mensais em Campinas e em todo o território brasileiro e já capacitou em torno de 15 mil pessoas ligadas direta e indiretamente à prevenção, ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos.

Uma atividade muito aguardada foi o Workshop das Ferramentas do Programa Freemind. Desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury, o projeto ensina as pessoas a levarem uma vida emocional mais saudável por meio de 12 ferramentas baseadas no livro “Mente Livre e Emoção Saudável” do Dr. Augusto Cury.

Enfim, o Freemind utiliza como ferramenta a mobilização, um movimento com ação. Não adianta a sociedade cobrar uma solução sem colocar a ‘mão na massa’ e se envolver diretamente na solução dos problemas das drogas no Brasil.

Uma mobilização organizada, isto é: a sociedade civil como um todo, por meio do Primeiro Setor (Legislativo, Executivo, Judiciário e Conselhos Municipais), Segundo Setor (Escolas, Universidades, Empresas e Associações de Classe), Terceiro Setor (Instituições, Fundações e Entidades Sociais) e a população em geral, principalmente pelos núcleos familiares. Numa guerra, a mobilização é rápida, em função do sofrimento que ela representa. Esta guerra é de todos e é preciso enfrentá-la com as armas da educação, do amor e da espiritualidade.

Assim, diante do exposto, apresentamos o presente Requerimento de Aplauso aos organizadores 4º Congresso Internacional Freemind 2016, realizado no Expo Dom Pedro em Campinas, cujo tema foi “Álcool e outras drogas: por um mundo melhor, vamos tocar neste assunto”.

Que do deliberado seja dada ciência aos

organizadores do 4º Congresso Internacional Freemind, Paulo e Dedé Martelli; à Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) e à FEAE (Federação Amor-Exigente).

Sala das Reuniões, 14 de Dezembro de 2016

_______________________

Luiz Carlos Rossini

Vereador/Líder/PV