Em reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) dos Moradores de Rua, realizada na Câmara de Campinas, Rossini apresentou a proposta de instalar banheiros públicos na região central da cidade.

Segundo o parlamentar, muitas pessoas que frequentam a área reclamam da falta de sanitários paras necessidades básicas. Isso inclui os consumidores do comércio, parte dos trabalhadores, além de motoristas de táxi, moradores de rua etc.

“A ideia surgiu dos debates que estão aparecendo na Comissão. Os comerciantes reclamam que os moradores em situação de rua fazem suas necessidades em frente às lojas ou do lado da Catedral. Além disso, temos de atender também principalmente as crianças, os idosos e as mulheres grávidas, que precisam desse equipamento público”, alertou Rossini.

Segundo dados preliminares, existem cerca de 500 comerciantes no centro, com aproximadamente 2.000 trabalhadores. Além disso, existe uma população flutuante de 1,5 milhão de pessoas que passam mensalmente pelo centro.

A proposta foi bem acolhida pela Adriana Flosi, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), presente na reunião. Ela inclusive lembro que existe um projeto da prefeitura engavetado há alguns anos para a construção de banheiros públicos no subsolo, na praça atrás da Catedral. “Podemos pensar em resgatar esse projeto”, disse Adriana.