Rossini apresentou Moção na Câmara de Campinas apelando para o Ministério da Justiça tomar providências para investigar os responsáveis pelo jogo Baleia Azul, conhecido como o jogo suicida. Rossini também pede formar para impedir o acesso de jovens a essa plataforma on line.

Veja a íntegra da Moção

Moção de Apelo

APELA AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTES NO SENTIDO DE INVESTIGAR OS RESPONSÁVEIS PELO JOGO BALEIA AZUL, CONHECIDO COMO O JOGO SUICIDA, E IMPEDIR FORMAS DE ACESSO DE JOVENS A ESSA PLATAFORMA ON LINE.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafa Zimbaldi,

O Blue Whale, conhecido como o jogo suicida, tem causado muita polêmica nas últimas semanas, depois que se descobriu ligações entre casos de suicídio entre adolescentes que acabaram deixando algumas pistas sobre as mortes.

A tradução Blue Whale significa Baleia Azul. O termo é inocente, mas tem tirado o sono de muitos pais que não conseguiram descobrir a tempo que seus filhos faziam parte da brincadeira demoníaca.

Na verdade trata-se de um jogo viral, onde alguém por trás da tela manipula e dá as ordens para serem cumpridas pelo jogador. Só é possível jogar o Baleia Azul se receber o convite.

No total são 50 missões que compõe o jogo, na qual um Curador, a pessoa que comanda o desafio o tempo todo, tem a missão de convidar os jovens para o jogo. Se este aceitar, começa a receber pequenas missões todas as madrugadas. Elas chegam às 4h20 que, segundo especialistas, é o horário em que mais pessoas cometem suicídio.

O jogo dura 50 dias e, depois de seguir todas as instruções e publicar nas redes sociais uma espécie de prova de que completou os desafios do Blue Whale, como escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo, e a missão final: se matar.

Ao menos três estados brasileiros (Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba) estão investigando casos de suicídio e de mutilações relacionadas ao jogo. Em Vila Rica (MT), uma menina de 16 anos cometeu suicídio. Segundo a polícia, ela deixou duas cartas onde falava sobre as regras e a cronologia das ações a serem cumpridas e também apresentava alguns cortes nos braços e coxas.

“O Brasil é o país mais depressivo da América Latina, e por isso a sociedade deve ter maior atenção a este novo desafio que quer sucumbir os jovens”, relata a Laura Oliveira Gonçalves psicóloga que atua na Abordagem Sistêmica.

Portanto, é necessário acabar com a falsa sensação de que a internet é uma terra sem-lei e de que os crimes não são punidos no ambiente virtual. Deve haver uma investigação rigorosa dos casos para identificar e punir os responsáveis pelo jogo.

Assim, diante do exposto, apresentamos a presente Moção de Apelo ao Ministério da Justiça no sentido de tomar providências urgentes de investigar os responsáveis pelo jogo e impedir as formas de acesso de jovens à plataforma Baleia Azul.

Que do deliberado seja dada ciência ao Ministério da Justiça; ao Ministério Público Federal, em Brasília; à Polícia Federal, em Brasília.

Sala de Reuniões, 24 de abril de 2017.

Luiz Carlos Rossini (PV)