O vereador Luiz Rossini apresentou uma Moção de Apelo solicitando ao governo do Estado de São Paulo a instalação de uma unidade do Poupatempo no distrito do Campo Grande, uma das regiões mais populosas de Campinas.
Confira a íntegra da Moção
MOÇÃO Nº ____________ DE 2019
Do Sr. LUIZ CARLOS ROSSINI
APELA AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA INSTALAR UMA UNIDADE DO POUPATEMPO NO DISTRITO DO CAMPO GRANDE EM CAMPINAS.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Marcos Bernardelli,
Nos termos do art. 139 do Regimento Interno, apresento a Vossa Excelência esta Moção de Apelo, a ser encaminhada, se aprovada pelo Plenário, ao governador de São Paulo, João Dória; e à Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 570 milhões de atendimentos.
Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. Juntas, as unidades atendem mais de 185 mil cidadãos por dia. Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários.
O Poupatempo oferece em um mesmo espaço diversos serviços de utilidade pública, agilizando o atendimento e descomplicando o funcionamento de órgãos estaduais. Os serviços mais procurados são a emissão de RG, de atestado de antecedentes criminais, da carteira de trabalho e da carteira de habilitação (CNH), facilitando a vida do cidadão, não somente em tempo, mas em custos e despesas.
Em Campinas, existem apenas dois Poupatempos, um no centro e outro no Jardim do Lago, no Campinas Shopping. Porém, com o crescimento da região do Distrito do Campo Grande, na zona noroeste da cidade, existe a necessidade iminente da instalação de mais uma unidade nessa área do município.
Vale lembrar que Campinas possui uma área territorial de quase 800 mil metros quadrados. Assim, fica evidente que as unidades implantadas no município não estão adequadamente distribuídas, fazendo com que a população em muitas vezes tenha que se deslocar por mais de 25 quilômetros para chegar ao seu destino. Ou seja, para o cidadão utilizar os serviços do Poupatempo tem que se deslocar entre o trajeto de ida e volta em cerca de 50 quilômetros, distância equivalente entre Campinas a Jundiaí.
Portanto, a implantação de mais essa unidade seria de suma importância para os munícipes daquela região, estimada em 190 mil habitantes e distribuída em 90 bairros, para que possam ter acesso aos serviços ofertados pelo Poupatempo. Outro fator relevante seria a diminuição do número de atendimentos nas outras duas unidades em Campinas.
Assim, diante do exposto, apresentamos a presente Moção de Apelo para que o Governo do Estado de São Paulo instale uma unidade do Poupatempo no distrito do Campo Grande em Campinas.
Sala de Reuniões, 7 de novembro de 2019.
Luiz Carlos Rossini
(PV)