Rossini apresentou requerimento que aplaude a Sanasa por voltar a liderar o ranking das maiores empresas municipais de saneamento da Revista Saneamento Ambiental.

Veja a íntegra do Requerimento de Aplauso

REQUERIMENTO Nº ____________ DE 2018

Do Sr. Luiz Carlos Rossini (PV)

APLAUDE À SANASA POR VOLTAR A LIDERAR O RANKING DAS MAIORES EMPRESAS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO DA REVISTA SANEAMENTO AMBIENTAL.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafael Zimbadi,

Nos termos do artigo 138 do Regimento Interno, Requeiro Votos de Aplauso à Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) por voltar a liderar o ranking das maiores empresas municipais de saneamento da Revista Saneamento Ambiental.

A Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) apareceu novamente em primeiro lugar no ranking das maiores empresas municipais de saneamento da Revista Saneamento Ambiental, considerada a principal publicação do setor. Já no ranking geral, que inclui as empresas estaduais, municipais e privadas de todo o País, a empresa de Campinas ocupa a 15ª posição. Uma classificação que coloca os serviços prestados à população em grau de excelência.

Nos últimos cinco anos, a empresa investiu quase R$ 500 milhões em sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. A Sanasa também aparece como destaque entre os municípios que apresentam baixos índices de perdas de água na distribuição. De acordo com a revista, Campinas está entre os quatro únicos municípios no ranking das maiores empresas com índices menores que 20%.

Desde 1994, quando teve início o programa de troca de redes, foram substituídos 354 quilômetros de tubulação, predominantemente de cimento amianto, por material em Pead (Polietileno de Alta Densidade), garantindo mais eficiência no sistema de distribuição. Somente de 2013 até junho deste ano, foram substituídos 186 quilômetros.

Campinas abastece 99,79% da população com água potável e possui capacidade instalada para tratamento de 95% do esgoto. A população atendida com coleta e afastamento de esgoto é de 95,72%. Com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boa Vista, prevista para o fim deste ano, Campinas será a primeira cidade com mais de um milhão de habitantes a universalizar o saneamento.

A Sanasa foi criada em agosto de 1.972. É uma das primeiras empresas de saneamento no Brasil a adicionar flúor no tratamento da água, cujo resultado foi uma sensível diminuição na incidência de cárie na população. Empresa sucessora da Companhia Campineira de Água e Esgoto (1887) e do Departamento de Água e Esgoto, mantém um sistema de abastecimento de água com mais de um século que, com a evolução ao longo do tempo, acabou se transformando numa das mais eficientes empresas de saneamento do País.

Esse tipo de ação tem norteado a conduta da Sanasa. Uma empresa reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus serviços. Em 2015 a diretoria executiva da Sanasa foi recebida na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, para uma visita por ter sido integrada no Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição.

O movimento tem como principais objetivos debater sobre as perdas de água nos sistemas de distribuição com a participação de governos, da sociedade civil e do setor privado, e engajar municípios previamente selecionados. Com o slogan ‘Menos Perda, Mais Água’, o movimento pretende contribuir com o acesso universal à água no Brasil. Nesse quesito a Sanasa Campinas é referência, tendo um índice de perdas de 19,2%, um dos menores do País para cidades acima de 500 mil habitantes.

Ao longo desses anos, a Sanasa construiu uma história de sucesso sem precedentes, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Campinas. Exemplo para empresas de saneamento do Brasil e do exterior, a Sanasa é fruto do trabalho de excelência de seu corpo funcional e pelos serviços prestados à população.

A infraestrutura implantada nas fases de captação, tratamento e distribuição de água possibilita o pleno abastecimento público em benefício dos moradores individualmente e das atividades produtivas geradoras de emprego e renda que necessitam da água como ingrediente essencial.

Os reservatórios construídos e as adutoras instaladas, integrando e articulando o fornecimento para todas as regiões de Campinas, fizeram com que a cidade tivesse uma reserva de água suficiente para evitar colapsos no abastecimento, resultantes dos episódios mais críticos de poluição e de estiagem no Rio Atibaia, maior fornecedor local de água consumida.

O principal responsável por essa conquista está no seu capital humano, composto por funcionários capacitados e dedicados em todas as áreas, desde os operacionais, os responsáveis pela abertura de valas, reparos de vazamentos, operação das estações de tratamento de água e esgoto, passando pelo corpo administrativo, técnicos e engenheiros. Enfim, são eles os merecedores do nosso reconhecimento e agradecimento.

Assim, por tudo o que essa empresa municipal já fez pela comunidade de Campinas, apresentamos o presente Requerimento de Aplauso à Sanasa por liderar novamente o ranking das maiores empresas municipais de saneamento da Revista Saneamento Ambiental, considerada a principal publicação do setor.

Que do deliberado seja dada ciência à presidência e à diretoria da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), ao Sindae (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Campinas e Região) e, em especial, aos seus funcionários.

 

Sala de Reuniões, 20 de junho de 2018.

Luiz Carlos Rossini

(PV)