Rossini apresentou Requerimento de Aplauso para parabenizar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela organização da Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é “Fraternidade e Superação da Violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).”
Veja a íntegra do Requerimento
REQUERIMENTO Nº ____________ DE 2018
Do Sr. Luiz Carlos Rossini (PV)
APLAUDE A CNBB PELO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2018 CUJO O TEMA É “FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA”, TENDO COMO LEMA “EM CRISTO SOMOS TODOS IRMÃOS (Mt 23,8)”.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, Rafael Zimbadi,
Nos termos do art. 138 do Regimento Interno, Requeiro Votos de Aplauso à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 cujo tema é “Fraternidade e Superação da Violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).
A Campanha da Fraternidade 2018, organizada pela igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).”
O documento da CNBB que norteou a campanha este ano aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres.
Objetivo principal visa “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.
Além disso, a Campanha da Fraternidade quer também atingir sete objetivos específicos:
01- Anunciar a Boa Nova da fraternidade e da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal;
02 – Analisar as múltiplas formas de violência, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas;
03 – Identificar o alcance da violência nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça em sintonia com o Ensino Social da Igreja;
04 – Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão;
05 – Identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas de superação da desigualdade social e da violência;
06 – Estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas e movimentos eclesiais ao compromisso com ações que levem à superação da violência;
07 – Apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência.
Segundo a CNBB, os números crescentes revelados pelas pesquisas sobre a violência, além da sensação de insegurança vivida pela população em várias regiões brasileiras, mostram a necessidade de reflexão do tema.
O Papa Francisco enviou uma mensagem, por ocasião do lançamento da campanha da fraternidade, na qual ele diz que a paz é tecida no dia a dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza. São pequenos gestos que criam espaços onde se respira a fraternidade.
Por tudo o que já fez e continua fazendo, apresentamos o presente Requerimento de Aplauso à CNBB pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 cujo tema é “Fraternidade e Superação da Violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)
Que do deliberado seja dada ciência à CNBB (Conferência Nacional dos bispos do Brasil), Arquidiocese de Campinas, à Pastoral da Sobriedade, à TV Século 21, à Renovação Carismática Católica – Arquidiocese de Campinas e à Comunidade Canção Nova.
Sala de Reuniões, 19 de fevereiro de 2018.
Luiz Carlos Rossini (PV)