Projeto do vereador Luiz Carlos Rossini (PV), aprovado na Câmara de Campinas, insere a Maratona de Campinas, no calendário oficial do município. A primeira edição da prova, realizada em 19 de julho de 2015, fez parte das comemorações dos 241º aniversário da cidade. Com um trajeto inédito de 42 quilômetros e disputada individualmente e por equipes, o evento foi um sucesso e atraiu vários atletas da modalidade.
“Campinas tem uma significativa tradição em corrida de rua e agora entra no roteiro das cidades que possui corridas de longa distância. Assim apresentamos a presente propositura a fim de que incluir a Maratona de Campinas no calendário oficial da cidade, para garantir a permanência e a continuidade do referido evento”, disse Rossini.
No ano passado, a prova teve a participação de 2.200 atletas, destes total, 300 maratonistas. A largada ocorreu na Avenida Norte-Sul. Os participantes seguiram sentido Taquaral, até o pontilhão próximo à rua Vital Brasil. Nesse local, os atletas fizeram o retorno e voltaram até o Hotel Vitória.