A Prefeitura de Campinas, por meio da Coordenadoria de Prevenção às Drogas, em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), promove a Jornada de Prevenção e Cuidado sobre Drogas: Vamos falar sobre isso?. Encontros entre os dias 26, 27 e 28 de junho, em vários pontos da cidade vão abordar assuntos como a prevenção e o cuidado sobre drogas e está aberto ao público.
As atividades fazem parte das atividades de comemoração do Dia Internacional de Combate, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). “É uma data de conscientização sobre os malefícios que as drogas trazem para os usuários e também para as famílias que convivem com esse drama”, comenta Luiz Rossini.
Assim, especialistas no assunto de instituições de Campinas e região farão palestras e debates com o objetivo de traçar estratégias efetivas na prevenção do uso de entorpecentes. O evento também pretende orientar a população sobre a prevenção e os cuidados necessários sobre drogas. Elaborado com programação e linguagem acessíveis aos interessados em geral e atividades gratuitas, a jornada terá distribuição de material informativo, oficinas e debates.
Dentro do tema proposto, será abordado o papel da rede de cuidados, que envolve os serviços de atenção à saúde – atendimento básico, psicossocial, emergências, internação hospitalar. Também serão apresentados, entre outros assuntos, trabalhos realizados pelos grupos de ajuda. As estratégias da prevenção na escola, na família e nos serviços da rede pública serão outras questões abordadas durante a jornada.
“Não é um trabalho fácil e temos um desafio imenso pela frente. Mas vamos buscar práticas intersetoriais de combate e prevenção às drogas. A articulação entre Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições é fundamental para o enfrentamento do problema”, destaca a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.
Eliane cita ainda o Atlas da Violência, divulgado no dia 5 de junho, que apontou que 35 mil jovens morreram em 2017 em consequência do engajamento no tráfico de drogas ou pelo consumo de entorpecentes.
A jornada, segundo ela, tem como tarefa discutir metodologias e ferramentas para reduzir o uso de drogas e, consequentemente, minimizar a letalidade de jovens relacionada ao narcotráfico. “Para diminuir esses números, é importante ampliar ofertas de politicas públicas pelo aprimoramento da intersetorialidade e voltadas para todas as faixas etárias e para as famílias. Precisamos, desde a primeira infância, discutir o assunto com as famílias, homens e mulheres e produzir uma cultura de paz”, ressalta a secretária.
Missão
A missão da Coordenadoria de Prevenção às Drogas é proporcionar ao munícipe a oportunidade de receber informações e orientações sobre os malefícios das drogas lícitas (cigarro e bebida alcoólica) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, ecstasy e LSD, por exemplo).
Dentre as funções do órgão está a realização de ações de prevenção ao consumo de drogas e as estratégias a serem adotadas para este fim. Sendo assim, as ações têm o objetivo de evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência, assim como os prejuízos relacionados ao padrão de consumo de substâncias psicoativas.
Comen
O Comen (Conselho Municipal de Entorpecentes) tem por finalidade propor as diretrizes da política municipal voltada ao cuidado às pessoas que fazem uso do álcool, tabaco e outras drogas. Também é responsabilidade do órgão orientar e auxiliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos que envolvam os programas de orientação, prevenção, tratamento, recuperação, reinserção e inclusão social dos dependentes, assim com o apoio aos familiares.
Programação
O Papel da Rede de Cuidados
Data: 26 de junho
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal
Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Centro
9h – Abertura
9h20 – Atenção Básica (Bruna Antunes Ximenes)
9h40 – CAPS – Centro de Atenção Psicossocial (Paula Faria)
10h – Emergência (Karina Diniz Oliveira)
10h20 – Internação Hospitalar e Outros Equipamentos (Renata Azevedo)
10h40 – CT e Grupo de Mútua Ajuda (Pablo Kurlander)
11h – Drogas e Saúde Pública (Renata Azevedo)
11h20 – Discussão e encerramento
Divulgação sobre “Prevenção ao Uso de Drogas”
Data: 27 de junho
Local: Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral Metropolitana de Campinas)
Horário: 9h às 17h – Distribuição de material informativo sobre prevenção ao uso de drogas
O Papel de Prevenção
Data: 28 de junho
Local: Salão Vermelho
9h – Abertura
9h20 – Estratégias de Prevenção (Claudemir Lúcio M. dos Santos)
9h50 – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Marina Decot Sdoia)
10h20 – Prevenção e a Escola (Flávia Martins Guimarães)
10h50 – Prevenção e a Família (Vereador Rossini e Vera Lucia Porto)
11h20 – Discussão e encerramento
O “barato” que não sai caro!
13h30 – Abertura
14h15 – Atividades em grupos de escolas:
– Oficina com música
– Oficina cênica
– Artes plásticas
– Comunicação não violenta
– Prática Circular
15h às 16h – Compartilhamento das atividades