A primeira parte da sessão ordinária da Câmara de Campinas, desta segunda-feira, será destinada às comemorações da comunidade italiana. Criado por iniciativa de Rossini, o Dia Municipal da Comunidade Italiana é celebrado todo o dia 17 de abril.
Além de representantes do consulado e da comunidade italiana, estará presente Emiliano Matheus Beghini, bisneto de italiano e presidente da Vivi Campinas, associação que busca resgatar episódios da história, e mostrar como os descendentes de italianos foram essenciais na construção e no desenvolvimento da cidade nas mais diversas áreas, como cultura, esportes, artes, gastronomia etc.
Durante a semana, várias atividades marcaram as festividades, como a missa celebrada em italiano e a tradicional spaghetada em Joaquim Egídio. O hasteamento da bandeira da Itália e a polentada na Casa D’ Itália. Esse ano a Semana da Comunidade Italiana ainda contou com a Mostra Internacional de Cinema Italiano, com a participação de atores e diretores da Itália.
Tradicionalmente a Câmara de Campinas sempre presta uma homenagem a um italiano ou descendente italiano. Desta vez, também por iniciativa de Rossini, a Câmara concedeu o Título de Cidadão Campineiro a Franco Petrocco. Natural de Carpineto Della Nora, região central da Itália, Petrocco chegou ao Brasil em 1952, e se destacou na área de celulose e papel.
“É inquestionável o papel que a comunidade italiana trouxe para Campinas e toda a região. Por isso, fazemos questão de preservar essa rica história que ajudou a formar a sociedade brasileira”, diz Rossini.