Aproximadamente 250 ciclistas participaram do Passeio Ciclístico pelas Sete Maravilhas de Campinas na manhã deste domingo, 21 de julho. A iniciativa fez parte das comemorações aos 250 anos de Campinas e foi organizada pela Câmara de Campinas em parceria com a Prefeitura e a Associação de Ciclistas Ciclo Ativo Campinas. O objetivo foi celebrar a história e os sete pontos turísticos marcantes do município.

“Essa foi mais uma forma de a Câmara presentear a cidade. O planejamento do evento teve como ponto de partido o esporte, a cultura e o turismo”, apontou Luiz Rossini. Ao longo do trajeto de 17 km, guias da Secretaria de Cultura estiveram nos prédios relatando aspectos históricos dos monumentos.

A concentração e a largada ocorreu em frente ao Plenário da Câmara, no bairro Ponte Preta, e passou pela Estação Cultura, Catedral, Jockey Club, Mercadão, Torre do Castelo, Escola de Cadetes e encerrou na Lagoa do Taquaral.

O passeio contou com a participação da Empresa Municipal De Desenvolvimento De Campinas (Emdec), que prestou apoio operacional, e a Associação De Ciclistas Ciclo Ativo Campinas. A Guarda Municipal (GM), o Samu (Serviço De Atendimento Móvel De Urgência), os Anjos Ambulância e a Ceasa (Centrais De Abastecimento) também prestaram assistência ao evento.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Débora Damasco, a realização deste passeio é fundamental para difundir questões relacionadas à segurança no trânsito e respeito aos ciclistas. “É uma oportunidade para promover a segurança no trânsito, a sustentabilidade e a mobilidade sustentável”, destacou.

A ciclista e presidente da Associação Ciclo Ativo, Patrícia Terra, valorizou a integração dos grupos neste passeio e a possibilidade de conhecer a história da cidade. “Hoje vamos conhecer as sete maravilhas da cidade com vários grupos de Campinas participando juntos. Agradecemos o convite e vamos seguir para conhecer toda a história de Campinas”, agradeceu Patrícia.

O passeio gratuito também teve o propósito de promover a solidariedade. Os participantes doaram um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para o Banco de Alimentos da Prefeitura.