Projeto de Rossini aprovado na Câmara de Campinas denomina Parque Portugal Arquiteto Denis Roberto Castro Perez. A área pertencente ao patrimônio municipal, que circunda a chamada Lagoa Taquaral.
Denis Roberto Castro Perez,nasceu na cidade de Mollendo, no departamento de Arequipa, Peru, em 29 de abril de 1946. Filho de Otto Fabio Castro Castillo e de Cila Marta Pérez Valdivia. Estudou no Colégio Salesianos na cidade de Arequipa, e no Colégio San Francisco na cidade de Cuzco, completando os estudos secundários na Gran Unidad Escolar Bartolomé Herrera, na cidade de Lima.
Cursou Pré-Ingenieria na UNI (Universidad Nacional de Ingenieria) em Lima, e Bolsa de Estudos oferecida pelo governo brasileiro, através do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Embaixada do Brasil em Lima.
Indicado pelo Itamaraty para iniciar os estudos superiores na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1964, cuja conclusão se deu em 1968. Neste período foram efetuados estágios em diversos escritórios de arquitetura, tais como os dos Arquitetos Mauricio Kogan, Sami Bussab, Benedito de Lima Toledo, Abraão Sanovicz, Fernando J. R. Moreira e outros.
Em cumprimento ao Convênio Cultural, após a formatura, de regresso ao Peru, trabalhos foram realizados junto aos arquitetos Raúl Murphy e Jaime Bazán Vasquez, participando de projetos de residências, vivendas de interesse social, Companhia de Bombeiros e um edifício de Beneficiência Pública.
De volta a São Paulo em 1970, desenvolveram-se alguns trabalhos em estrutura de alumínio junto ao arquiteto Hans Eger da Alumisa, até ser chamado pelo então prefeito de Campinas para desenvolver os projetos do Parque Taquaral.
Os projetos elaborados numa área de 626.000,00 m² em co-autoria com o arquiteto Miguel Gilberto Pascoal e a participação do arquiteto Renato Righetto no paisagismo geral.