A Câmara Municipal realizou reunião solene, no último dia 14, para entrega da Medalha Carlos Gomes. A honraria é entregue no Plenário sempre no aniversário da cidade, que completou 245 anos, a personalidades e entidades que se destacam no campo artístico.Durante a reunião solene, aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, houve apresentação de música lírica organizada pela Associação Brasileira de Artistas Líricos (ABAL).
A honraria leva o nome do maestro Antônio Carlos Gomes. Nascido em Campinas em 1836, foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Compôs notáveis obras, como as óperas O Guarani e Progresso (atual hino de Campinas), além da canção Quem sabe?. Patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Música, faleceu em Belém do Pará, em 1896. Os homenageados deste domingo foram laureados por proposição dos vereadores Luiz Rossini (PV), Campos Filho (DEM), e Vinícius Gratti (PSB).
Homenageados
De autoria de Luiz Rossini, recebeu a homenagem Rubens Tenório Medina de Albuquerque, que integra o coral lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Como convidado, colabora em realizações musicais da ABAL Campinas. Destacou-se, durante sua carreira, como intérprete de várias obras do compositor campineiro.
Homenageada pelo vereador Campos Filho, a maestrina Vânia Pajares cursou Bacharelado em Regência e Piano na Unicamp, tendo feito Mestrado em Artes na mesma universidade. Atualmente é professora da Faculdade Belas Artes em São Paulo. Já foi indicada para o prêmio Carlos Gomes na categoria melhor pianista, e participou de diversos concertos interpretando obras do compositor campineiro.
Já Vinícius Gratti entregou a honraria o maestro Júlio Medaglia, formado em regência sinfônica na Alemanha, pela Universidade de Freiburg. É o maior propagador do compositor Carlos Gomes, levando a ópera “O Guarani” para os principais teatros da Europa. Da mesma autoria, recebeu a homenagem o tenor Miguel Geraldo Santos Júnior, vencedor do “V Concurso Carlos Gomes” de Campinas, do “II Consurso Aldo Baldin” de Florianópolis, e do “III Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão”. Sua carreira está diretamente ligada à obra de Carlos Gomes, com diversos trabalhos voltados para as obras do compositor. Após as homenagens ocorreu toda uma programação artística.