O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), reservou a primeira parte da reunião ordinária desta quarta-feira (04/09) para as comemorações dos 40 anos do Dia do Biólogo, celebrado em 03 de setembro, em virtude da promulgação da lei número 6.684/79. Essa legislação também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.

Para tanto, esteve presente no plenário da Câmara Danila Torres, consultora ambiental da Escolha Bem, que auxilia na escolha de empresas para a substituição do plástico de uso único. Danila se formou na Unesp de Rio Claro, e durante a Iniciação Científica estudou como a poluição de um lago interfere na biologia dos peixes. Dentro da ecotoxicologia concluiu importantes aspectos do “comportamento” da poluição nesses animais.

Depois cursou Mestrado em Engenharia Civil, no departamento de Saneamento e Ambiente da Unicamp e estudou um sistema de reúso de água para ser utilizada na agricultura. Em paralelo cursou Especialização em Gestão Ambiental na Ufscar, pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e após a conclusão dos cursos ministrou aulas no curso de Tecnologia de Gestão Ambiental de Limeira.

A palestra abordou sobre a regulamentação da profissão de biólogo, que nesse ano completa 40 anos. Ela também trouxe assuntos pertinentes, elencando algumas pesquisas importantes e o contexto climático atual.

A área de atuação do biólogo é bastante ampla e divide-se em três campos principais: meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção. “Ser biólogo é, portanto, muito mais que trabalhar com animais e plantas”, exemplifica Rossini, já que esse profissional estuda todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas, entre muitas outras.