Com a coordenação de Luiz Carlos Rossini, Vereadores do PV, reunidos em Mococa neste sábado (05/04) aprovaram o regimento e os princípios de atuação do Fórum Estadual de Vereadores do Partido Verde do Estado de São Paulo. O encontro contou com a presença do Eduardo Jorge, pré-candidato do PV à presidente, e de Gilberto Natalini, pré-candidato do PV ao governo paulista, além de deputados e lideranças do partido, como o presidente nacional da legenda, José Luiz de França Penna.
O Fórum Estadual dos Vereadores do PV tem como objetivo unir os vereadores para que eles se transformem numa força política estadual, fortalecendo a ação de cada parlamentar em seu município, assim como possibilitar sua influência na política em nível estadual e nacional nas ações de sustentabilidade.
A “Carta de Mococa” como foi batizado o texto que definiu as diretrizes básicas de atuação do Fórum, trata entre outros itens da criação de um “banco de projetos” na qual todos os vereadores do partido poderão ter acesso, aproveitando boas ideias ou propostas bem sucedidas apresentadas pelos parlamentares do PV. “O PV cada vez mais estará unido em torno do desenvolvimento sustentável das cidades, do estado e do país”, reforçou Rossini.
Veja abaixo o texto das diretrizes básicas do Fórum Estadual de Vereadores do Partido Verde de São Paulo.
Diretrizes
O Partido Verde no Estado de São Paulo vem se consolidando como uma força politica capaz de aglutinar lideranças de todos os segmentos sociais alinhadas com seu ideário programático.
A marca da ação política do PV difere do pragmatismo e do realismo político que caracterizaram outras agremiações partidárias. Essa nova maneira de pensar e agir politicamente visando um novo modelo de desenvolvimento econômico e social que respeite os limites impostos pelo meio ambiente natural, que resgate a ética e combata todas as formas de injustiças e discriminação, representa o diferencial que a sociedade procura.
O crescimento do número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e quadros do Partido Verde ocupando funções públicas de destaque e relevância é a evidência dessa pujança.
No entanto, há que se distinguir a ação dos vereadores e seu papel imprescindível elo de ligação do partido com a sociedade, como elemento que solidifica as fundações que dão sustentação ao crescimento do Partido Verde.
É no cotidiano das cidades, na rotineira dinâmica de identificar e propor soluções para os problemas do munícipe que a presença do político e do partido se faz sentir. É nesse contato que ficam marcadas as diferenças de pensamento e visão de mundo e de sociedade. Os vereadores do Partido verde são verdadeiros educadores ambientais e instrumentos de transformação política nas comunidades em que atuam.
Assim, o Fórum Estadual de Vereadores do Partido Verde, criado em evento convocado para esse fim, no dia 06 de dezembro de 2013 Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pretende unir e potencializar as ações dos vereadores em todo o Estado de São Paulo, aumentar a visibilidade e fortalecer os mandatos populares e, ainda, oferecer a possibilidade de trocas de informações e experiências bem sucedidas.
Neste I Fórum Estadual de Vereadores do Partido Verde, realizado em Mococa, no dia 5 de abril de 2014, os vereadores reunidos, resolvem apresentar o presente manifesto, intitulado Carta de Mococa, no qual apresentam as seguintes deliberações.
- Os vereadores do Partido Verde, conscientes de sua missão em defesa dos ideários programáticos e estatutários do partido, se comprometem a incorporar nas suas ações diárias os princípios defendidos pelo Partido Verde para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, sustentado no respeito ao meio ambiente, na eliminação de toda e qualquer forma de injustiça social e discriminação e na construção de uma economia verde, solidária, de baixo carbono e promotora de oportunidades de trabalho e renda por meio do estímulo de práticas sustentáveis.
- Os vereadores do Partido Verde se comprometem a apoiar as candidaturas verdes em todos os processos eleitorais, compreendendo que os interesses de crescimento e fortalecimento do Partido Verde devem estar acima dos interesses de alianças transitórias locais.
- Para continuidade e fortalecimento do Fórum Estadual de Vereadores do Partido Verde do Estado de São Paulo, os vereadores reivindicam da Direção Executiva Estadual a criação de estrutura organizacional que permita sua consolidação, com recursos humanos específicos, desenvolvimento e manutenção de bancos de projetos, apoio À comunicação, suporte técnico-legislativo aos mandatos e canal de interlocução com as bancadas de deputados estaduais e federais e, principalmente, do Fórum na Direção Estadual do PV.