Em cerimônia realizada no Plenário do Legislativo, completamente tomado por alunos, pais e professores, os estudantes que participaram da 6ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campinas tomaram posse e foram diplomados na tarde desta sexta-feira (28). O programa de formação política, desenvolvido pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), é voltado para as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade que têm alunos matriculados nos 8º e 9º anos e alunos do Ensino Médio.

Participaram da cerimônia de posse e diplomação – coordenada pelo vereador Luiz Rossini (Republicanos), presidente do Legislativo – Nely Castanheira, diretora pedagógica da Elecamp; Robson Rodrigues dos Santos, subsecretário de Relações Institucionais da Câmara; Luciano Reis, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação; e Felipe Gonçalves, coordenador de Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. Estiveram presentes ainda na cerimônia diversos os vereadores e vereadoras que foram padrinhos e madrinhas dos jovens estudantes.

Luiz Rossini lembrou que a cerimônia de posse e diplomação dos jovens vereadores é uma reprodução exata do que ocorre com a diplomação dos vereadores da cidade, com o mesmo rigor como determina a legislação e o Regimento Interno da Câmara. Isso para que estudantes, já no início da experiência, compreendam como funciona o Poder Legislativo no Município de Campinas.
“O Parlamento Jovem é mais uma forma de levar o Legislativo para perto da população. As pessoas precisam perceber, entender e sentir a presença da Câmara no município, e essa aproximação com alunos e alunas das escolas da cidade é fundamental e muito frutífera” afirmou Luiz Rossini.

Já Nely Castanheira, diretora acadêmica da Elecamp, reforçou que é fundamental envolver os jovens no Parlamento, pois eles representam o futuro e trazem perspectivas e ideias inovadoras. “Essa vivência é uma oportunidade para os estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e desenvolver o protagonismo juvenil e futuras lideranças”, destacou Nely.

Participaram desta edição alunos de 33 escolas, sendo16 municipais, 08 estaduais e 09 particulares.
sendo que 33 jovens vereadores titulares e 33 suplentes, que foram eleitos em suas unidades escolares.

Eleição da Mesa Diretora

Após a posse, os jovens parlamentares se reuniram para a escolha da nova Mesa Diretora. Duas chapas participaram da disputa e a vencedora foi a Renova Campinas, que recebeu 19 votos. A Mesa terá como presidente o jovem vereador Guilherme Moraes (Instituto Crescer), lª vice-presidente, Eoah Rodrigues (EMEF Padre Narciso Ehrenberg); 2ª vice-presidente, Lavínia Silva (EMEF Edson Luis Souto); 1ª secretária, Júlia Miranda (EMEF Prof. André Tosello); e 2º secretário, Guilherme Morelli (Colégio Notre Dame).

Os 33 novos parlamentares

Sintia Ferreira (EE Álvaro Cotomacci)
Allan Talhari (EE Felipe Cantusio)
Manuela Bittar (EE Monsenhor Luiz Gonzaga de Moura)
Camila Ramos (EE Paulo Luiz Decourt)
Julia Pereira (EE Professor Benedito Sampaio)
Adriel Leal (EE Professora Cecília Pereira)
Maria Eduarda Massa (EE Vitor Meireles)
Isabela Gouvêa (ETEC Bento Quirino)
Camila Garcia (Colégio Alicerce)
Vitória Cipiniuk (Colégio Asther)
João Augusto Battara (Colegio Genius)
Eduardo Campagnone (Colégio Múltiplo)
Guilherme Morelli (Colégio Notre Dame)
Nicole Ribeiro (Colégio Photon)
Sarah Nunes (Colégio Presbiteriano Eduardo)
Pedro Salvi (Escola do Sítio)
Guilherme Moraes (Instituto Educacional Crescer)
Leonardo Borges (EMEF Angela Cury Zákia)
Ryan Costa (EMEF Carmelina de Castro Rinco)
Murilo Gabriel (EMEF Correa de Mello)
Samuel de Souza (EMEF Dr. Lourenço Bellocchio)
Lavínia Silva (EMEF Edson Luis Lima Souto)
Debora Motta (EMEF Maria Pavanatti Favaro)
Felipe Freire (EMEF Oziel Alves Pereira)
Clara Medeiros (EMEF Padre Domingos Zatti)
Letícia Rodrigues (EMEF Padre Emilio Miotti)
Eloah Rodrigues (EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg)
Anderson Gomes (EMEF Presidente Floriano Peixoto)
Júlia Miranda (EMEF (Professor André Tosello)
Pedro Sorge (EMEF Professor Benevenuto de Figueiredo Torres)
Giovana Pires (EMEF Professora Clotilde Barraquet Von Zuben)
Maria Eduarda da Silva (EMEF Professora Elza Maria Pellegrini de Aguiar)
Ana Vitória Martins (EMEF Professora Odila Maia Rocha Brito)