No Dia Mundial da Água, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) promoveram o Seminário “Água e Saneamento: desafios e oportunidades”. O encontro foi no Plenário “João Maria Matosinho”.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, e a cada ano essa data é destinada a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Além do vereador Luiz Carlos Rossini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, estiveram presentes Rogério Menezes de Mello, secretário municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável; e Adriana Angélica Rosa Vahteric Isenburg, gerente de Integração e Desenvolvimento Tecnológico da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A).
Durante o seminário, os debatedores fizeram um paralelo entre o saneamento básico, atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e o tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades, com o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, visando a proporcionar uma situação higiênica saudável para os seus habitantes.