Sob a presidência do vereador Luiz Carlos Rossini (PV), a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas debate nesta quarta-feira (01/06) o programa de coleta e destinação de resíduos nos postos de gasolina com a troca de óleo ecológica e as formas de licenciamento ambiental para postos de combustíveis.
Para discutir o tema, estarão presentes Flávio Martini de Souza Campos e Marcelo Caricol, presidente e engenheiro, respectivamente, da Recap, o Sindicato Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas. Além deles, confirmaram presença Tito Borlenghi Júnior e Anderson Ferreira, da Resi Solution, empresa licenciada pelo Ibama e pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente para coletar, transportar e descartar de forma correta os resíduos.
A reunião da Comissão do Meio Ambiente está marcada para as 14 horas, no Plenário José Maria Matosinho, na Câmara de Campinas.
Semana do Meio Ambiente
O debate faz faz parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 30 de maio e 5 de junho. A data foi instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, Suécia. No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, por meio do decreto número 86.028 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.
A Semana Mundial do Meio Ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.