A Comissão de Meio da Câmara de Campinas, presidida pelo vereador Luiz Carlos Rossini (PV), promove na primeira parte da reunião ordinária desta segunda-feira (04/09), às 17h, um debate para discutir os efeitos e as causas das queimadas na nossa região.

Para tanto, Rossini convidou Sidnei Furtado Fernandes, coordenador da Defesa Civil de Campinas. Ele irá apresentar as ações desenvolvidas pelo órgão para conter essa prática, bem como apresentar um balanço do número de queimadas ao longo do último ano, e se existe algum plano de monitoramento preventivo.

As queimadas provocadas ou acidentais trazem consequências terríveis para o meio ambiente: destrói a vegetação, acaba com os nutrientes do solo, provoca o aumento do efeito estufa, danifica a fauna e a flora e prejudica o equilíbrio natural das espécies.

Além disso, a fumaça e a fuligem, decorrente das queimadas, também causam problemas à saúde, pois diminuem a qualidade do ar, provocando sérias doenças respiratórias, como asma e renite, e atingindo principalmente crianças e idosos.

Outro motivo não menos importante são os incêndios criminosos, aqueles causados às margens de rodovias que se alastram rapidamente com os ventos fortes, causando acidentes e dificultando a visão dos motoristas que trafegam nesta época do ano.

“Temos de conscientizar a população sobre os graves riscos que as queimadas provocam. Por isso, estamos convidando a Defesa Civil para chamar a atenção da sociedade sobre como enfrentar esse problema”, diz Rossini.