Para discutir como os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) atuam em relação aos moradores de rua, a Comissão Especial de Estudos sobre a População em Situação de Rua vai ouvir nessa segunda-feira (21/05), a partir das 10h, Dulce Maria de Paula Souza, coordenadora da Câmara Temática da Assistência Social da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), autarquia estadual que tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na RMC.
“A questão dos moradores de rua é muito complexa e não envolve apenas a questão territorial. Por isso, precisamos entender como cada município atua dentro dessa realidade. Além disso, queremos saber como se dá fluxo migratório dessa população na região”, observa o vereador Luiz Rossini (PV), presidente da Comissão.
Segundo o parlamentar, ainda existem alguns mitos em relação à transferência organizada de moradores de rua entre cidades. “Muita gente fala que algumas prefeituras alugam ônibus ou vans para trazer pessoas em situação de rua para Campinas, em virtude dos bons serviços oferecidos na cidade para essa população. Queremos saber se isso de fato ocorre entre os municípios da RMC”, diz Rossini.
A convidada
Dulce Maria de Paula Souza é assistente Social graduada pela PUC-Campinas e hoje está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos. Atua há mais de 40 anos no serviço público, sempre no campo da Assistência Social. Trabalhou na Prefeitura de Campinas entre 1976 e 1997, onde foi diretora de Departamento por cinco anos. Trabalhou de 1997 a 2011 na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, ocupando a Diretoria da Regional de Campinas, de 2009 a 2011. Foi consultora em diversos município da região de Campinas e dirigiu o Departamento de Gestão da Assistência Social de Paulínia de 2015 a 2016. Além de coordenadora da Câmara Temática da Assistência Social na RMC, ela integra a Comissão Intergestora Bipartite de Assistência Social no Estado de São Paulo.
A Comissão
Está será a 7ª reunião da Comissão e será realizada no Plenarinho “Sala Sylvia Paschoal” da Câmara Municipal de Campinas. A Comissão, composta ainda pelos vereadores Marcos Bernardelli (PSDB), Paulo Haddad (PPS), Ailton da Farmácia (PSD) e Nelson Hossri (PD), tem como objetivo fazer um diagnóstico da atual realidade dos moradores de rua da cidade, bem como conhecer as políticas públicas de todas as áreas adotadas no município e propor soluções para ajudar a amenizar a dificuldade das pessoas que vivem em situação de rua.