A Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas realizou a primeira reunião online do ano. Na oportunidade foram debatidas as Brigadas de Incêndios Populares. A TV Câmara e as redes sociais do Legislativo transmitiram ao vivo o encontro.
“Conhecemos e agora vamos dar visibilidade as técnicas de ações de prevenção e de emergências para ajudar a população em momentos mais crítico”, resumiu o vereador Luiz Rossini (PV), presidente do colegiado.
Brigadas de Incêndio Populares são grupos de pessoas que têm o objetivo de ajudar no combate a incêndios. Funciona de dois modos: na identificação e na eliminação de riscos de incêndios e no combate ao fogo. No segundo caso, duas são as atribuições principais. A primeira é extinguir as chamas, e a segunda consiste em ajudar os demais indivíduos a sair do ambiente em segurança.
Estiveram presentes no encontro Sidney Furtado, diretor da Defesa Civil; Andrea Cristina Struchel, diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e o Capitão Baccin, do Corpo de Bombeiros.
Ainda confirmaram presença representantes do Coletivo Cuidadores da APP do Jardim Myriam, do Grupo de Proteção Ambiental do Campo Grande, da Brigada Popular Voluntário Cachorro do Mato e da Sociedade Protetora da Diversidade das Espécies.