A Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Campinas, presidida pelo vereador Luiz Carlos Rossini (PV), convocou reunião extraordinária nesta quarta-feira (29/03), às 14h, para ouvir o secretário do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes.

Na oportunidade, o secretário irá falar sobre a gestão ambiental no município e as ações de sustentabilidade que transforaram a cidade em modelo na área do meio ambiente. Entre os assuntos que o Rogério Menezes irá falar está o projeto apresentado na semana passada pelo prefeito Jonas Donizette que institui o Plano Municipal de Educação Ambiental.

A proposta chegará a Câmara nos próximos dias. A elaboração do Plano está prevista na lei número 14.961, de 2015, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental. Campinas é uma das poucas cidades do país a ter um planejamento ambiental para os próximos dez anos. Após este período, as metas e os programas devem ser revistos.

O secretário falará também sobre o planejamento e gerenciamento do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) de Campinas. O PSA consiste em um instrumento de incentivo (monetário e não monetário) às iniciativas individuais ou coletivas que favoreçam a manutenção, a recuperação ou o melhoramento de ecossistemas, em especial pela produção de água (serviço ambiental).

“São projetos que estão transformando Campinas em uma cidade com vocação ecológica. Precisamos estar acompanhando cada passo. Observar os resultados, e sugerir outras propostas”, comentou Rossini.

A Comissão de Meio Ambiente é formada ainda pelos vereadores Antonio Flôres (PSB), Gilberto Vermelho (PSDB), Ailton da Farmácia (PSD) e Tico Costa (PP).