Mais uma antiga luta de Rossini vai se viabilizar. Com muito empenho e trabalho do vereador finalmente a obra de implantação da rede coletora de esgoto do Parque dos Pomares vai sair do papel. No último sábado (23/05), o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, assinaram a Ordem de Serviço para o início das obras.

11295695_960833947294073_4198044472784475411_n

Serão implantados 11.209 metros de rede coletora mais uma estação elevatória e o serviço será executado pela empresa Itajubá Construção Civil e Mecânica Ltda. A implantação da rede de esgoto beneficiará 2.380 pessoas. Com a conclusão desta obra, com prazo de execução de 18 meses, todo efluente coletado será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Anhumas.

“Há muitos anos estamos nos reunindo com a comunidade e com representantes do porder público para viabilizar a rede de esgoto no Parque dos Pomares.  É um sonho que está virando realidade”, disse Rossini.

O prefeito Jonas Donizette ressaltou os benefícios que uma obra como esta gera para a população. “São quase 11 quilômetros de rede, o esgoto fica debaixo da terra, a gente não vê, mas é muito importante para a saúde das pessoas e também para a valorização do imóvel”, afirmou Jonas.

Na ocasião, o prefeito anunciou que os moradores terão um desconto de 20% no pagamento das ligações da rede de esgoto nas residências.

O presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, afirmou tratar-se de uma obra de grande alcance social. “Se água é vida, investimento é saúde, esta é mais uma obra do projeto 300 por cento, de tratar 100% a água e receber e tratar todo o esgoto do município”, reforçou Arly. Campinas será a primeira cidade do País com mais de 1 milhão de habitantes a universalizar o saneamento.

Para o presidente da associação dos moradores do Parque dos Pomares, Claiton Mateus, a implantação da rede de esgoto é uma obra bastante esperada pela população. “Nosso bairro já existe há 33 anos por decreto e está em uma região bem próspera, é satisfatório ver que o prefeito tem trazido benfeitorias para a população”, elogiou.

pomares

Parque dos Pomares

Localizado na região Leste de Campinas, próximo ao Alphaville, o bairro foi projetado para ser um grande condomínio, entretanto isso não ocorreu. Mesmo assim, o Parque dos Pomares foi aos poucos se formando. No início, o acesso era por pequenas estradas de terra, mas a região se desenvolveu e atualmente diversos condomínios têm se erguido nas proximidades.

A administração municipal tem procurado estar sempre presente na região realizando uma série de benfeitorias. Além de iniciar a implantação da rede de esgoto, no dia 25 de abril o prefeito Jonas Donizette assinou a Ordem de Serviço para obras de drenagem no bairro e também no vizinho Jardim Miriam. O serviço compreende cerca de nove quilômetros de galerias de águas pluviais, incluindo bocas de lobo e poços de visita.

Com cronograma previsto para oito meses, as obras, orçadas em R$ 4,5 milhões, estão sendo viabilizadas graças a um acordo de compensação formalizado pela Prefeitura com a PDG Realty S.A, – Empreendimentos e Participações.

Em 2013, a região foi beneficiada com a implantação de uma sala para educação de jovens e adultos (EJA) no Jardim Miriam, para atender uma demanda de aproximadamente 286 pessoas não alfabetizadas com idade acima de 15 anos, que residem ou trabalham na região. Instalado na Escola Municipal de Educação Infantil ‘Márcia Maria Otranto’, o espaço atende um pedido dos moradores feito à Fundação Municipal de Educação Comunitária (Fumec-Ceprocamp).

O Parque dos Pomares tem ainda merecido cuidados intensivos da força-tarefa contra a dengue, contando com mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros do mosquito transmissor, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e pela Sanasa.